Cidade
Segunda etapa de diagnósticos do PSA é apresentada em Jaguaretê
Programa completou um ano de atividade nesta terça-feira
Na segunda-feira (5) – Dia Mundial do Meio Ambiente, a Secretaria de Meio Ambiente realizou, no distrito de Jaguaretê, mais uma etapa do Programa Municipal de Conservação de Recursos Hídricos e Pagamentos por Serviços Ambientais - PSA, com proprietários das comunidades rurais. O encontro teve como objetivo discutir os próximos diagnósticos que serão realizados e sanar todas as dúvidas relativas às legislações.
O evento contou com os proprietários daquela região que já aderiam ao programa. A reunião foi conduzida pela secretária adjunta, Carla Orso e pela assessora técnica, Ariane Pasuch, da Secretaria de Meio Ambiente, além das representantes da FAU, Francine Cenzi e Daiane Baldissareli, empresa contratada para os diagnósticos, que apresentaram informações detalhadas sobre os próximos passos e procedimentos a serem seguidos.
Durante o evento, foram abordados temas como a importância da preservação dos recursos hídricos, os critérios para os diagnósticos, a identificação de áreas prioritárias e as ações de recuperação ambiental a serem implementadas. Os proprietários tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e compartilhar suas experiências, enriquecendo as discussões e promovendo o diálogo entre os participantes.
A atividade em Jaguaretê marcou mais um passo importante no desenvolvimento do programa que completa neste dia 6 de junho de 2023 seu primeiro ano. Com um grande engajamento e participação dos agricultores, espera-se que a próxima etapa de diagnósticos amplie ainda mais as ações concretas para a preservação e recuperação dos recursos hídricos na região.
Segundo Carla Orso, a data marca não apenas o primeiro aniversário do programa, mas também a reafirmação do compromisso de todos os envolvidos na busca por soluções sustentáveis para os desafios ambientais. O Programa de Recuperação Hídrica e Pagamentos por Serviços Ambientais é uma importante ferramenta nessa jornada, incentivando práticas responsáveis e contribuindo para a construção de um futuro mais sustentável.
PSA em números neste primeiro ano:
A adesão de 58 proprietários - total de 84 propriedades cadastradas;
Segunda etapa de diagnósticos inicia para 42 agricultores aderidos.