Cidade
Seminário sobre Resíduos Sólidos Urbanos é realizado nesta terça em Erechim
O evento, uma iniciativa da Amau e Cirau, foi realizado na URI Erechim
Frente a importância de esclarecer como funciona a concessão dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) e auxiliar na elaboração de proposta do Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal (PPI) e do Formulário do Modelo de Cinco Dimensões para a concessão dos serviços de Resíduos Sólidos Urbanos e posterior enquadramento no Programa de Parcerias e Investimentos do Governo Federal para estruturação no Fundo de Desenvolvimento da Infraestrutura Regional Sustentável (FDIRS), o CIRAU e a AMAU, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, através da Escola AMAU de Educação e Gestão ofertou nesta terça-feira, 29, seminário sobre o tema na URI Erechim.
O prefeito de Jacutinga e presidente do CIRAU (Consórcio Público Intermunicipal da Região do Alto Uruguai), Beto Bordin, e o prefeito de Ponte Preta, Josiel Griseli, representando a AMAU participaram da abertura dos trabalhos, que contou também com a participação do Coordenador-Geral de Apoio aos Entes Subnacionais, Paulo Toledo e do Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado, Denilson Campello.
Na parte da manhã foi realizada palestra sobre “Desenvolvimento Regional por meio de Parcerias: soluções regionalizadas e os papeis e responsabilidades dos entes subnacionais e do Governo Federal”, e na sequência se abriu espaços para questionamentos e dirimir dúvidas dos participantes.
Na parte da tarde, foi realizada oficina de elaboração da proposta de PPI e do Formulário do Modelo de Cinco Dimensões.
O presidente do CIRAU, Beto Bordin ressalta que foi um dia de aprendizado, com exposição dialogada, com espaços de questionamentos e elaboração conjunta:
“É uma grande oportunidade para buscarmos soluções para este que é um grande problema ambiental, de como fazer a destinação correta dos resíduos sólidos. Um evento extremamente importante, com muitas informações do ponto de vista administrativo, ambiental, com possiblidade de investimentos, modernização administrativa, e financiamento do projeto”, pontou Beto Bordin, prefeito de Jacutinga.
O Diretor do Departamento de Parcerias com o Setor Privado, Denilson Campello, afirmou que estra é uma iniciativa pioneira:
“Este projeto deve ser modelo para equacionar este assunto da destinação dos resíduos sólidos para a região, e servirá para todo país”, sublinhou.
O Coordenador-Geral de Apoio aos Entes Subnacionais, Paulo Toledo, salientou que “a construção do projeto de estruturação será financiada por um fundo. Esse modelo passa a ser prioritário e com a conclusão de um projeto viável pode o consórcio (CIRAU), licitar ou executar”.