Rio Grande do Sul
SES deixa 25 cidades gaúchas em alerta por surto de doença que causa diarreia aguda
Principal hipótese é de que um norovírus esteja por trás do problema.
A Secretaria Estadual da Saúde (SES) confirmou, nessa quinta-feira (7), que 25 municípios gaúchos enfrentam um surto de uma doença que causa diarreia aguda. Segundo a pasta, a principal hipótese é de que um norovírus esteja por trás do problema, que também causa dor abdominal, náusea, vômito e febre.
Até agora, nove cidades já confirmaram a circulação do vírus – sendo que os primeiros casos ocorreram em agosto. Normalmente, surtos do tipo acontecem após o consumo de água ou alimentos contaminados. A transmissão também é possível pelo contato com superfícies, ou a partir das secreções das pessoas doentes.
As autoridades recomendam que os infectados sejam colocados em repouso. No caso das crianças e dos idosos, também é necessário o aumento da ingestão de líquidos para evitar a desidratação. Em caso de sintomas mais graves, a orientação é de que os pacientes busquem atendimento em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Prevenção
Uma série de medidas podem ser adotadas para evitar a doença que causa diarreia aguda. A SES orienta que a população consuma água somente de fontes seguras. O preparo de alimentos deve durar, no mínimo, cinco minutos nos locais colocados sob alerta. Também é fundamental a manutenção da higiene das superfícies e mãos.
Lista de municípios em alerta
– Barra Funda
– Bento Gonçalves
– Carlos Barbosa
– Caxias do Sul
– Colorado
– Dois Irmãos
– Esteio
– Garibaldi
– Horizontina
– Lavras do Sul
– Mato Leitão
– Monte Belo do Sul
– Morro Reuter
– Nova Prata
– Pinto Bandeira
– Porto Alegre
– Saldanha Marinho
– Santa Cruz do Sul
– Santa Maria
– Santa Rosa
– Santana do Livramento
– Santo Cristo
– São Marcos
– Sarandi
– Tucunduva