Cidade
Sobe para cinco o número de mortes pelas últimas enchentes no RS
O novo óbito é de uma mulher em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Cinco pessoas morreram e mais de 28 mil tiveram que deixar suas casas em razão dos eventos meteorológicos que ocorreram no Rio Grande do Sul na última semana. De acordo com os dados mais recentes da Defesa Civil estadual, há 24.976 pessoas desalojadas (que estão na residência de amigos ou familiares) e 3.351 em abrigos públicos no Estado.
O número de desalojados subiu significativamente de ontem para hoje. Até as 19 horas de segunda-feira (20/11), foram registrados 13.264 desalojados. O aumento expressivo se deve, principalmente, a uma atualização feita pelo município de Arroio do Meio, no Vale do Taquari, que reportou 7 mil pessoas nessa condição na cidade.
Nesta terça (21/11), também foi confirmado o quinto óbito, que ocorreu no município de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, onde uma idosa foi encontrada morta em sua residência, que foi alagada. A mulher foi achada por familiares, que acionaram o socorro, mas não resistiu.
As outras quatro mortes ocorreram em Gramado, Vila Flores e Giruá. Em Gramado, duas mulheres morreram soterradas após o desmoronamento de sua residência. Em Vila Flores, um homem foi arrastado, dentro de um veículo, pela correnteza. E em Giruá, uma mulher morreu vítima do desabamento da estrutura de um ginásio.
Na capital do RS, o prefeito Sebastião Melo anunciou hoje que decretará situação de emergência na cidade.
A orla do Guaíba está tomada pela água hoje. A última medição aponta para 3,43 metros no Guaíba, acima da cota de inundação de 3 metros.