Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

STF derruba marco temporal e desafia maior bancada do congresso

"Dormiram nas palhas": Frente Parlamentar do Agro agora enfrenta o desafio de coesão após revés jurídico sobre demarcação de terras indígenas.

Redação AU
por  Redação AU
24/09/2023 09:54 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A  recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a inconstitucionalidade do marco temporal para demarcação de terras indígenas gerou turbulência no cenário político nacional. A Frente Parlamentar do Agro (FPA), reconhecida como a bancada mais robusta do Congresso, agora se vê diante do desafio de reafirmar sua coesão e força.

A decisão do STF trouxe à tona inseguranças jurídicas e potenciais ameaças a famílias de produtores rurais. Em resposta, parlamentares ligados ao agronegócio articulam emendas e projetos de lei visando estabelecer a validade da tese e garantir indenizações aos produtores impactados.

A bancada do agro sinaliza possíveis obstruções nas votações do Congresso, em um movimento de reação à decisão do STF. Com a queda do marco temporal, espera-se um aumento nas demarcações, e os processos judiciais no STF deverão seguir a nova orientação da Corte.

O debate sobre a demarcação de terras indígenas não é recente. Desde a promulgação da Constituição, o tema foi objeto de discussão no Congresso. Propostas como a PEC 215/2000 e o PL 490/2007, que agora se transformou no PL 2903/2023, abordaram o marco temporal. No entanto, uma decisão do STF em 2009 fez com que a bancada do agronegócio desviasse sua atenção dessas propostas, acreditando que a questão estivesse resolvida.

A comunidade de produtores rurais manifestou sua insatisfação com a recente decisão do STF. Muitos a consideram imprudente e acreditam que houve pressão governamental. Há temores de conflitos e derramamento de sangue, além de uma crescente decepção com a bancada do agro. Muitos lamentam que o tema tenha sido deixado de lado pelo Congresso durante mais de três décadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE