Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

STF derruba punição por atraso no pagamento de férias criada pelo TST

A punição se aplicava quando o empregador não respeitasse o prazo de dois dias antes do início das férias para pagar a remuneração.

Agência Estado
por  Agência Estado
14/08/2022 21:41 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou, por 7 votos a 3, uma súmula do Tribunal Superior do Trabalho (TST) que obrigava o pagamento em dobro em caso de atraso na remuneração de férias. A punição era aplicada sempre que o empregador não respeitasse o prazo de dois dias antes do início das férias para pagar a remuneração.

O TST entendia que, no caso de descumprimento do prazo para pagamento das férias, deveria aplicar-se como punição a mesma sanção prevista para o empregador que desrespeitasse o prazo para concessão de férias, que é de 12 meses a partir da aquisição do direito.

O ministro do STF Alexandre de Moraes disse que o tribunal trabalhista violou os princípios de legalidade e separação de Poderes, por aplicar uma punição prevista para uma situação que não pode ser considerada análoga. O entendimento do TST era o de que, ao não pagar as férias dentro do prazo legal, o empregador acaba impedindo o gozo pleno do descanso, o que seria o mesmo que não conceder as férias. Para Moraes, o TST não poderia impor ao empregador uma punição diferente da que já é estipulada pela legislação trabalhista nos casos de atraso do pagamento das férias, de multa à empresa.

Segundo Moraes, “por mais louvável que seja a preocupação em concretizar os direitos fundamentais do trabalhador”, não há “vácuo legislativo” a ser preenchido pela súmula do TST. O relator foi acompanhado pelos ministros Dias Toffoli, André Mendonça, Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Luiz Fux e Nunes Marques.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE