Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

STF veta descontos automáticos em universidades durante a pandemia

Para casos individuais, estudantes poderão buscar o Poder Judiciário

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
18/11/2021 21:23 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Supremo Tribunal Federal (STF) vetou a concessão de descontos lineares — ou seja, automáticos e generalizados, para estudantes universitários em razão da pandemia de Covid-19. A Corte analisou ações questionando decisões judiciais que obrigaram a redução das mensalidades de alunos que tiveram a mudança do ensino presencial para aulas remotas, durante adoção de medidas sanitárias, decorrentes do avanço do novo coronavírus.

Foto: SCO / STF

Por 9 votos a 1, o Supremo derrubou duas decisões por entender que foram inconstitucionais, já que não permitiram a negociação direta entre as instituições de ensino e os estudantes, violando, na visão dos magistrados, a autonomia universitária.

Os recursos contra a obrigação de descontos por conta das universidades foram apresentados ao Supremo pelo conselho de Reitores das Universidades Brasileiras e pela Associação Nacional das Universidades Particulares, contra diversos municípios, estados e o Distrito Federal.

Apesar do resultado do julgamento, os magistrados seguiram o voto da relatora, ministra Rosa Weber, no sentido de que para conceder descontos, a Justiça deve levar em consideração cada caso e a avaliar a situação socioeconômica dos estudantes, assim como as perdas para a instituição com o avanço da pandemia.

O ministro Nunes Marques divergiu da maioria, entendendo que não é papel do Supremo avaliar questionamentos sobre decisões regionais do Poder Judiciário.

Para a ministra Rosa, a crise gerada pela pandemia afeta tanto os estudantes e as famílias, quanto as instituições de ensino.

“Embora haja, nitidamente, a intenção de amenizar situação de econômica crise gerada pela pandemia, a presunção de perda do poder aquisitivo de alunos e responsáveis, de um lado, e de recebimento de contraprestação muito superior ao serviço prestado, do outro, demonstra a falta de real mitigação dos efeitos da crise, que pode afetar, saliento, as duas partes contratantes, à míngua de política pública de assistência a determinados setores sociais e econômicos”, afirmou Rosa.

Caso a caso

Com a decisão da Corte, a contestação de estudantes deve ser feita individualmente. Na quarta-feira, a Justiça do Distrito Federal determinou, por exemplo, que três faculdades devolvam aos alunos, em forma de descontos, os índices de redução de custos obtidos em função das aulas remotas durante a pandemia. As instituições podem recorrer da sentença.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE