Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

Sulgás diz que não há previsão de aumento do gás natural para o RS em maio

Reajuste anunciado pela Petrobras nesta sexta-feira se refere a condições comerciais previstas em contrato firmado com as distribuidoras.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
29/04/2022 17:56 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O aumento no preço do gás natural, anunciado nesta sexta-feira pela Petrobras, não terá impacto no Rio Grande do Sul, pois se refere a condições comerciais previstas em contrato firmado com as distribuidoras. Conforme a Sulgás, as tabelas tarifárias para os clientes da companhia no Estado já foram atualizadas em 20 de abril, e não há previsão de novos repasses no mês de maio de 2022. As tabelas vigentes estão disponíveis para consulta no site.

O anúncio foi feito pela Petrobras como consequência da atualização com base nas fórmulas acordadas, que vinculam a variação do preço do gás às variações do petróleo Brent e da taxa de câmbio.

A estatal diz que o preço final do gás natural ao consumidor não é determinado apenas pelo preço de venda da companhia, mas também pelas margens das distribuidoras (e, no caso do GNV, dos postos de revenda) e pelos tributos federais e estaduais. “Além disso, o processo de aprovação das tarifas é realizado pelas agências reguladoras estaduais, conforme legislação e regulação específicas”, explicou a Petrobras em nota.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE