Política
TCU afirma que auditoria em 540 urnas deve ser finalizada ainda neste domingo
O presidente em exercício do TCU (Tribunal de Contas da União), o ministro Bruno Dantas, explicou como funcionará a apuração do TCU, composta de duas etapas.
O presidente em exercício do TCU (Tribunal de Contas da União), o ministro Bruno Dantas, informou que enviará, ainda neste domingo (2), um relatório ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com a checagem de 540 urnas eletrônicas usadas em todo o país durante o primeiro turno das eleições gerais brasileiras de 2022.
Dantas garantiu que o objetivo da Corte não é fazer uma apuração paralela. "Essas informações estarão no nosso relatório, que será apreciado durante o mês de novembro. Entretanto, ainda hoje, no momento em que a gente conseguir fechar essa conferência, eu receberei dos auditores um relatório sintético e enviarei ao ministro Alexandre de Moraes [presidente do TSE]", disse.
O presidente explicou como funcionará a apuração do TCU, composta de duas etapas. "A primeira delas é essa de hoje, do dia da eleição, [serão] 540 urnas [que] nós vamos receber [com] os boletins de urna", contou.
"A segunda amostra será selecionada amanhã (3), a partir de um modelo matemático estatístico desenvolvido por nossos auditores e validado por dois professores de estatística externos ao TCU", complementou o ministro. Nessa fase, 4.161 urnas serão utilizadas.
Mais cedo, Dantas informou que houve um aumento de 50% no número de auditores que estão trabalhando em regime de plantão, para acelerar a checagem dos boletins de urnas. Ao todo, são 54 auditores em atuação nos estados e 15 na sede, em Brasília.
"Já recebemos dois informes parciais de cada uma das 27 unidades da federação. Tudo correndo na mais absoluta tranquilidade, e todos os testes foram bem-sucedidos", comentou Dantas.