Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Temporais com queda de granizo provocam mortes e alagamentos em SC

Tragicamente, em Taió, duas pessoas perderam a vida na noite de quinta-feira após um carro afundar em uma área alagada

Redação/com informações da NSC
por  Redação/com informações da NSC
17/11/2023 10:30 – atualizado há 5 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

A intensa chuva que assola todas as regiões de Santa Catarina provocou granizo, inundações, interdição de rodovias e resultou em duas mortes no estado catarinense. Os trágicos incidentes ocorreram na noite de quinta-feira (16) em Taió, no Alto Vale do Itajaí. A previsão indica a continuidade do fenômeno nesta sexta-feira (17), com elevado risco de alagamentos, enxurradas, deslizamentos e inundações.

De acordo com informações da Defesa Civil, Trombudo Central, no Alto Vale do Itajaí, foi a cidade mais impactada, registrando um acumulado de chuva nas últimas 24 horas de 197.3 milímetros. Na sequência, figuram Aurora, com 190.6 milímetros, e Agrolândia, com 183.1 milímetros. Mondaí, no Oeste do Estado, enfrentou queda de granizo na noite de quinta-feira, causando danos em pelo menos cinco residências e danificando o telhado de um mercado.

Corpo de Bombeiros Militar, Divulgação

Diversas ocorrências foram registradas em Xanxerê, com a BR-282 bloqueada após a queda de árvores. Durante a noite de quinta-feira e a madrugada de sexta-feira (17), aproximadamente 30 árvores foram cortadas em algumas regiões, e moradores foram aconselhados a evacuar suas residências por questões de segurança.

Divulgação Bombeiros/Defesa Civil

Dionísio Cerqueira relatou pelo menos 62 incidentes de destelhamentos de casas e cortes de árvores obstruindo vias. Em São José do Cerrito, na Serra Catarinense, ruas ficaram alagadas na manhã de sexta-feira devido à chuva.

Corpo de Bombeiros Militar, Divulgação

Em relação às barragens de Taió e Ituporanga, no Alto Vale, as comportas foram fechadas como medida preventiva diante do volume de chuva previsto, aumentando o risco de inundação.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que há restrições de tráfego em várias BRs de Santa Catarina devido às fortes chuvas. A limpeza e melhorias emergenciais estão em andamento.

Alguns trechos interditados nas BRs incluem:

  • BR-470, em Agronômica, totalmente bloqueada devido à água na pista, com trânsito interrompido também em Ibirama e Agronômica.
  • BR-282, com registros de alagamento em São José do Cerrito e queda de barreira em Vargem (monitoramento em andamento).
  • BR-280, com pontos de SIGA e PARE ou meia pista devido a obras emergenciais em Serra de Corupá (km 98, 101, 102 e 105).

Tragicamente, em Taió, duas pessoas perderam a vida na noite de quinta-feira após um carro afundar em uma área alagada. 

Divulgação

O carro ficou submerso ao tentar passar pela rua tomada pela enchente, segundo testemunhas. Nele havia quatro pessoas, sendo o motorista e mais três mulheres.

Quando as equipes da Defesa Civil e os bombeiros chegaram, com embarcações apropriadas, foi possível resgatar o homem e a mulher que estavam do lado de fora do veículo. A mulher apresentava sinais de hipotermia.

Os socorristas fizeram o atendimento a uma terceira mulher que estava no carro, com grau 6 de afogamento, em parada cardiorrespiratória e inconsciente. Ela foi socorrida pelas equipes do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), encaminhada ao pronto-socorro de Taió, mas morreu em seguida.

Já uma quarta pessoa foi encontrada dentro do carro submerso, também uma mulher. Ela já estava morta, segundo os socorristas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE