Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Temporais já afetam mais de 30 mil pessoas e geram muitos danos na infraestrutura em Erechim

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que só em um evento climático 17.500 pessoas foram afetadas.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
17/10/2023 16:47 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Conforme relatório, desta terça-feira (17), da Defesa Civil de Erechim e Força Voluntária Alto Uruguai, nas últimas 24 horas, a chuva chegou a 123.80 milímetros em Erechim, e no acumulado dos últimos 3 meses passou de 750 milímetros. Com o temporal, granizo, enxurradas dos últimos dias, aproximadamente, mais de 30 mil pessoas já foram afetadas com os eventos climáticos, que atingiram a área urbana e rural do município. Com esta situação, o município vai publicar novo decreto de emergência.

Novo decreto de emergência

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, afirma que a situação do município é grave e os temporais, granizos, excesso de chuvas já atingiram mais de 30 mil pessoas, com prejuízos que passam de R$ 21 milhões na agricultura. “Em poucos dias, o número de pessoas prejudicadas com os temporais aumentou muito. Existem, aproximadamente, 5.350 famílias em situação de vulnerabilidade social, 29 desabrigados, 25 desalojados e, aproximadamente, 17.500 pessoas afetadas, que sofreram danos significativos, ou que perderam seus bens nestas ocorrências, em um evento climático”, ressalta o prefeito Polis.

“Vamos publicar um novo decreto de emergência, na tarde desta terça-feira (17), porque estamos enfrentando muitas dificuldades. Recebemos inúmeros chamados para auxiliar as famílias vitimadas pela tempestade, e os locais mais prejudicados são os que apresentam maior vulnerabilidade social e carecem de ajuda com alimentos e materiais de higiene”, explica o prefeito Polis.

Conforme o prefeito, o município está sofrendo com os alagamentos, na área urbana e rural, sendo necessário interditar residências, provisoriamente, pelo excesso de chuvas, assim como, fechar pontes e vias urbanas, devido ao rompimento de tubulações. E, isso, precisa ser reconstruído”, afirma.

O prefeito Polis destaca que já são muitos prejuízos públicos, que demandam recursos para que os serviços essenciais à população sejam restabelecidos. “Principalmente, desobstrução de vias, reparos na rede de água, rede elétrica e reconstrução de pontes. Isso tudo está sobrecarregando os cofres públicos, mesmo com o trabalho e empenho dos servidores das secretarias municipais, da Defesa Civil de Erechim, Corpo de Bombeiros, Força Voluntária, e utilização de mão de obra terceirizada”, observa o prefeito Polis.

Atendimentos de terça (17)

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Erechim, Vagner Mânica, foram feitos, só nesta terça-feira (17), 27 atendimentos de alagamentos e 3 de quedas de árvore. “Estão em atendimento as ocorrências com três residências interditadas, no bairro São José, e uma casa interditada no bairro São Cristóvão. A avenida Tiradentes e a rua Augusto Albertoni estão, também, interditadas na altura do campo do Clube Esperança e entrada do bairro Zimmer”, observa o coordenador.

Casas interditadas

A Defesa Civil interditou, provisoriamente, a residência na rua Pinheiro Machado, Bairro São Cristóvão, porque há risco de queda do muro sobre a casa. Até que uma obra de mitigação seja feita, a casa ficará interditada, para, novamente, passar por uma avaliação. As casas do bairro São José, também, estão interditadas, e isso se deve porque uma delas está localizada acima das outras duas e apresenta risco de desmoronamento.

Telefones

Em caso de emergência ligue 199 ou (54) 99144-2450

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE