Rio Grande do Sul
Trabalhadores do transporte e presos estão nos próximos grupos vacinados contra Covid em SC; veja ordem
Estado começará a vacinar professores, moradores de rua e detentos nesta semana; outros públicos preferenciais ainda aguardam datas para imunização.
A vacinação contra Covid-19 chegará a mais quatro grupos prioritários a partir desta semana em Santa Catarina: professores da educação especial, moradores de rua, presos e funcionários do sistema prisional. Essas categorias devem começar a ser imunizadas na quarta-feira (26) em algumas cidades do Estado, segundo publicação do jornal Diário Catarinense.
Com o anúncio feito pelo governo estadual, chegam a 19 os públicos que integram os grupos prioritários e que já começaram a ser vacinados contra o coronavírus em SC. No entanto, há ao menos mais oito categorias que também são listadas como preferenciais no Plano Nacional de Imunização (PNI) e no Plano Estadual de Vacinação, mas que ainda não têm data para começar a receber as doses.
Em comunicado sobre a ordem de vacinação entre os grupos prioritários divulgado em janeiro, o Ministério da Saúde informou que "recomenda que os gestores de saúde sigam essa ordem estipulada pelo Plano de Vacinação", mas frisou que estados e municípios têm autonomia para montar o próprio esquema de vacinação e dar vazão à fila de acordo com as características de cada população, demandas e doses recebidas.