Cidade
Trabalho do Colégio Agrícola de Erechim em destaque
O diretor e professor da escola, Aldineio Pogorzelski, participou na manhã desta segunda-feira, dia 31, do podcast matinal do AU Online – Repórter AU
Referência na área de ensino médio técnico em agropecuária, o Colégio Agrícola Estadual Ângelo Emilio Grando, que leva consigo uma história de décadas na formação de profissionais para atuar diretamente no campo.
Com cerca de 90 alunos, a escola atualmente conta com fila de espera, uma realidade diferente da maior parte das escolas do mesmo seguimento no país, que sofrem com o desinteresse de jovens pela agricultura e a diminuição de famílias na zona rural.
Na manhã desta segunda-feira, dia 31, o diretor da escola, Aldino Pogorzekski, que está há 18 anos no corpo docente da instituição como professor, destacou o trabalho realizado e tirou algumas das principais dúvidas de como os alunos podem ingressar na escola, além da formação do conteúdo, apresentado aos estudantes durante as aulas.
Através de uma parceria com prefeituras, segundo o diretor, a escola não conta mais com moradia direta dos estudantes em seus alojamentos, pois no fim de semana, todos voltam para a casa de suas famílias.
Pogorzekski, também explicou que a escola é gratuita, mas como a procura é grande os alunos precisam passar por uma prova seletiva para garantir uma vaga, nos cursos de formação média e técnica.
Ele também lembrou, que com apoio dos pais a instituição mantêm o atendimento aos alunos, já que o governo estadual não tem como atender a escola repassando o valor completo de recursos financeiros necessários.
O diretor também destacou os alunos, que recebem além de teoria a possibilidade prática éter contato direto com situações que enfrentaram em suas propriedades, buscando soluções principalmente voltadas a tecnologia, que tem sido destaque em amostras nacionais.
Confira logo abaixo a entrevista completa;