Cidade
Transformação Digital com foco na automação dos processos internos
Informatização dos serviços públicos já é realidade, próximo passo é fazer com que a tecnologia processe e organize as informações depois que o pedido é aberto pelo cidadão.
Os integrantes do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização se reuniram, no Salão Nobre, para compartilhar experiências, informações, e avaliar as ações da 3a Onda de Transformação Digital da Prefeitura de Erechim, que entra numa nova etapa, com a criação das comissões internas para dinamizar e agilizar os processos dentro das secretarias.
Na ocasião, o secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, comentou que a Transformação Digital alcançou os 72% dos serviços públicos disponíveis on-line, via site ou aplicativo, mas, agora, entra numa outra fase, mais complexa.
“Já atingimos a informatização dos serviços, mas precisamos dar um novo passo neste processo, que é fazer a automação das etapas internas dos serviços públicos, isto é, que elas sejam realizadas pelo sistema, digitalmente. A tecnologia vai entrar no jogo para processar e organizar as informações, depois que o pedido é aberto pelo cidadão. E, por isso, é importante a constituição das comissões internas”, explica o secretário e coordenador Marmentini.
O diretor do Gabinete de Transformação Digital, André Luiz Dalo Rosa, observa que a Secretaria da Fazenda já constituiu a comissão, que será fundamental para dar um outro ritmo à automação dos processos internos. “Outro exemplo, é a Secretaria de Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social, que também já instituiu a comissão interna, adquiriu novos computadores, está capacitando o pessoal, para iniciar o processo de automação no setor de aprovação de projetos, que é fundamental ao município, e está interligado a outras secretarias”, explica o diretor.
A Transformação Digital é coordenada pela Secretaria de Gestão e Governança, Gabinete de Transformação Digital, Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, com o trabalho integrado de secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).