Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Ucrânia afunda seu maior navio de guerra para evitar que caia nas mãos dos russos

Ucrânia afunda seu maior navio de guerra para evitar que caia nas mãos dos russos

O Sul
por  O Sul
04/03/2022 22:19 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Marinha ucraniana afundou seu maior navio de guerra, a fragata Hetman Sahaidachny, que estava parcialmente desmontada, passando por reparos, na cidade de Mykolaiv, perto do litoral do Mar Negro.

Era impossível montá-la e restaurar sua capacidade de combate a tempo de enfrentar os russos.

Foto: Reprodução/Twitter

Por isso, foi dada ordem para que, em caso de ataque, o casco fosse cuidadosamente enchido de água, apoiando a embarcação no fundo do rio onde fica o estaleiro em que recebia reparos.

Agora, para erguer o navio, os invasores russos teriam que realizar uma operação demorada, algo muito difícil em condições de hostilidade. No futuro, em tese, a fragata poderá recuperar a flutuabilidade e os trabalhos de reparo podem prosseguir.

O Hetman Sahaidachny foi o único navio grande para a Ucrânia que restou depois que os russos anexaram a península da Crimeia e apreendeu diversas embarcações ucranianas.

Russos avançam


As forças russas estão avançando para tomar a cidade portuária de Mykolaiv, um ponto-chave na tentativa russa de assumir o controle da costa do Mar Negro da Ucrânia.

O prefeito de Mykolaiv, Oleksandr Senkevych, disse em uma entrevista na quinta-feira que as forças russas que capturaram a cidade de Kherson, no sul, na quarta-feira, estavam indo para noroeste em direção à sua cidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE