Educação

UFFS Erechim sedia seminário voltado à gestão hidrográfica da região

Evento reuniu profissionais que monitoram as águas nos 31 municípios da 11º Coordenadoria Regional de Saúde do RS

Por Assessoria UFFS Publicado em 10/10/2023 09:23 - Atualizado em 03/06/2024 13:51

Na sexta-feira, dia 6 de outubro, a UFFS – Campus Erechim sediou o I Seminário de Integração Vigiagua/Lacen e UFFS. O evento deu sequência às atividades voltadas à pesquisa e extensão na gestão e governança das águas na região hidrográfica do rio Uruguai, especialmente no seu alto curso, integrando o Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua) e o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Sul (Lacen), com a Universidade e os comitês das baciais hidrográficas Passo Fundo e Apuaê-Inhandava.

Participaram do seminário profissionais que monitoram as águas nos 31 municípios da 11º Coordenadoria Regional de Saúde do Rio Grande do Sul. A abertura do evento contou com a presença de Claudia Santin Zanchett, coordenadora do Vigiagua na 11º Coordenadoria Regional de Saúde, Priscila Rosa, coordenadora regional do Lacen, e de representantes dos comitês das bacias hidrográficas Passo Fundo e Apuaê-Inhandava.

Após a abertura, o professor João Paulo Peres Bezerra, da UFFS – Campus Erechim, abordou o tema “Urgência Ambiental e Justiça Climática: o sistema estadual de gestão de recursos hídricos, comitês e a participação social”. Na sequência Ruelinton Sartori falou a respeito do Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Apuaê-Inhandava, entidade da qual é presidente. A professora Deise Paludo, da UFFS – Campus Erechim, encerrou a programação da manhã com o tema “Gerenciamento de áreas contaminadas: uma breve introdução”.

À tarde o engenheiro Rodrigo Burin apresentou o tema “Tratar a água e prover o bem estar: a ETE da UFFS - Campus Erechim”, que teve continuidade com uma visita técnica à Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) do campus. Este primeiro seminário foi o encerramento de um processo formativo implementado pelo programa Vigiagua e integrou a programação da Semana Estadual da Água no Rio Grande do Sul.

O Vigiagua

O Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Vigiagua), conforme o Ministério da Saúde, consiste no conjunto de ações adotadas continuamente pelas autoridades de saúde pública para garantir à população o acesso à água em quantidade suficiente e qualidade compatível com o padrão de potabilidade estabelecido na legislação vigente, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde (SUS). As ações do Vigiagua são desenvolvidas pelas secretarias de saúde municipais, estaduais e pelo Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados