Educação

UFFS oferta curso sobre Transtorno do Espectro Autista

Capacitação é direcionada a professores auxiliares ou bi-docentes de estudantes com TEA, bem como pais ou responsáveis por crianças que têm o diagnóstico

Por Wagner Lenhardt/ Assessoria UFFS Publicado em 07/07/2023 10:40 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão “Diagnóstico, ensino e terapias: discutindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim. A capacitação, gratuita, é coordenada pela professora Sonize Lepke. São ofertadas, no total, 30 vagas.

O curso é direcionado a profissionais que atuam como professores auxiliares ou bi-docentes de estudantes com TEA, bem como pais ou responsáveis por crianças que têm o diagnóstico de TEA. A carga horária total da capacitação é de 20 horas, com atividades presenciais e on-line. Haverá certificação aos participantes. As atividades presenciais ocorrerão na UFFS.

Cronograma

  • 13 de julho, às 19h30 – Abertura e palestra com Melissa Mello (professora do Atendimento Educacional Especializado da rede municipal de Gramado, mãe de adolescente com TEA e mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação) e com a professora Renata Kelly Arruda (mãe de criança com TEA, ativista e pós-graduanda em Neuropsicopedagogia Clínica).
  • 15 de julho, às 8h30 – Palestra com Bruno Felipe A. Faleiro (professor de Educação Física da Escola de Educação Básica da URI, mestrando do PPGPE).
  • 14 de agosto, às 19h30 – Palestra on-line (Webex) com a fonoaudióloga Beatriz dos Santos Carvalho, doutora em Transtornos da Comunicação Humana pela Universidade Federal de Santa Maria.
  • 17 de agosto, às 19h30 – Palestra com Melissa Mello.
  • 18 e 19 de agosto – Atividade on-line: preenchimento obrigatório do formulário.

Inscrições

As inscrições ocorrem de 7 a 12 de julho pelo e-mail da professora Sonize: sonize.lepke@uffs.edu.br. No e-mail os interessados devem informar se atuam como professor ou se é familiar de pessoa com TEA, além do motivo (interesse) em realizar o curso.


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