Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

UFFS oferta workshop gratuito sobre matemática financeira com calculadora HP-12C

Atividade será realizada nos dias 27 e 28 de setembro e é aberta à comunidade acadêmica e regional

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
11/09/2023 12:17 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estão abertas as inscrições para o workshop gratuito Mera Introdução à Matemática Financeira com HP-12C, ofertado pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) Campus Erechim nos dias 27 e 28 de setembro. As atividades serão ministradas pelos professores José Mario Vicensi Grzybowski e Gismael Francisco Perin, das 18h às 22h, no Laboratório de Softwares Aplicados.

As vagas são limitadas. Interessados devem efetuar a inscrição em https://forms.gle/o5Z74e67GdNB9nK79.

Divulgação

O objetivo do workshop é proporcionar um passeio prático pelos conceitos e aplicações da matemática financeira utilizando a calculadora HP-12C - calculadora-padrão utilizada por profissionais do mercado bancário e financeiro.

A matemática financeira trata do valor do dinheiro no tempo, sendo o dinheiro o principal contrato social que os seres humanos celebram entre si, pois negociamos nosso tempo, bens, serviços e conhecimento através do dinheiro; armazenamos o excedente de nossa produção e esforço na forma de dinheiro (a poupança, por exemplo), entre outros. Dessa forma, a matemática financeira está no cerne de milhões de decisões tomadas a cada segundo no movimento da economia global, tanto a nível pessoal quanto profissional, individual ou institucional. A alocação de recursos de forma racional e efetiva depende fundamentalmente da compreensão de conceitos como taxas, prazos, fluxo de caixa, taxas de retorno, custo de oportunidade, sistemas de amortização, entre outros. Esses temas serão abordados no workshop, de forma prática e com utilização da calculadora HP-12C – ressaltam os organizadores.

Não é necessário ter/trazer calculadora, mas quem tiver e quiser, está convidado a trazer.

Haverá certificação de 8 horas. Dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail modelagem.uffs@gmail.com

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE