Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Breno Esaki/Agência Saúde DF
Saúde

Vacinados com Janssen tomarão apenas uma dose de reforço

Ministério da Saúde volta atrás em anúncio feito pelo ministro Marcelo Queiroga, que cogitou mais duas doses da vacina.

Rádio Guaiba
por  Rádio Guaiba
26/11/2021 10:52 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Ministério da Saúde divulgou uma nota técnica, na noite desta quinta-feira, informando que pessoas que se vacinaram contra a Covid-19 com o imunizante Janssen terão de tomar apenas uma dose de reforço, e não duas, como anunciou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, na última semana.

Queiroga havia previsto uma segunda dose do mesmo imunizante, depois de dois meses, e uma terceira, dentro de um intervalo de mais cinco meses. No entanto, a nota técnica desta quinta recomenda só uma dose de reforço.

“O Ministério da Saúde recomenda a dose de reforço (segunda dose) às pessoas que tomaram o imunizante Janssen a ser feito de forma homóloga, ou seja, uma segunda aplicação com o mesmo imunizante Janssen no intervalo mínimo de dois meses, podendo este intervalo ser de até seis meses”, pontua o documento da Pasta. A estratégia vai depender do cenário epidemiológico local e de condições específicas da população que vai receber o imunizante.

A Saúde destacou, ainda, que o reforço é necessário porque observou “um número de infecções em indivíduos totalmente vacinados com o esquema primário”. De acordo com o ministério, grávidas ou mulheres que acabaram de dar à luz que receberam a dose única da Janssen devem utilizar como dose de reforço o imunizante Pfizer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE