Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Varíola dos macacos chega a Santa Catarina

Doença foi confirmada em Florianópolis. O paciente é morador de São Paulo, tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha.

NSC
por  NSC
07/07/2022 20:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Santa Catarina registrou nesta quinta-feira (7) o primeiro caso de Monkeypox, a varíola dos macacos. Este é o primeiro caso identificado em Santa Catarina. O paciente é de São Paulo e esteve em Florianópolis, por isso o caso é considerado importado. a informação foi publicada pelo jornal Diário Catarinense. 

A informação foi confirmada pela prefeitura da Capital e pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), que ressaltou que "não há confirmação de nenhum caso autóctone (transmissão dentro do Estado) da doença".

O paciente é morador de São Paulo, tem 40 anos e teve passagem recente pela Espanha. Depois, passou alguns dias em Florianópolis. A confirmação veio após o homem passar por avaliação médica.

Segundo a Secretaria de Saúde de Florianópolis, o paciente já voltou para São Paulo. As pessoas com quem ele teve contato em SC estão bem e seguem em monitoramento, de acordo com a prefeitura.

O que é varíola dos macacos?

A varíola dos macacos é transmitida por meio de contato próximo. A infecção pode ser por vias respiratórias, mas é preciso contato face a face perto por tempo prolongado.

O primeiro caso de varíola dos macacos foi registrado no Brasil em 8 de junho, em São Paulo, em um homem de 41 anos que viajou para Espanha e Portugal.

Já foram descartados 46 casos suspeitos no Brasil. Até o dia 24 de junho de 2022, foram confirmados 3.685 casos da doença em 45 países. Os casos confirmados estão distribuídos principalmente na Europa, que concentra a maior quantidade de notificações.

Especialistas dizem que as chances de a varíola dos macacos se tornar uma pandemia são pequenas pela baixa capacidade de transmissão do vírus. No entanto, afirmam ser importante se manter vigilante, com métodos de rastreamento e diagnóstico eficazes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE