Cidade

Vereador Anacleto Zanella pede ao Executivo que recuse reajuste na passagem do transporte coletivo

Aprovada moção do vereador em apoio a projeto do Senado que subsidia o transporte público

Por Giuliano Olivar/Assessoria Publicado em 22/02/2022 15:44 - Atualizado em 03/06/2024 11:07

Na primeira sessão ordinária de 2022, realizada na segunda-feira (21), o vereador Anacleto Zanella (PT) utilizou um de seus pedidos de providências para solicitar ao Poder Executivo que tome as providências necessárias para impedir o reajuste de 31% no valor das passagens do transporte coletivo urbano. O aumento foi solicitado pela Empresa de Transportes Gaurama, responsável pelo serviço, na última semana, e o parlamentar considera a proposta desproporcional: “a maioria da população não possui condições financeiras para arcar com esse significativo aumento”.

Anacleto reforça, ainda, que o município, no decorrer do último ano, repassou recursos para equilibrar os custos e desequilíbrios financeiros decorrentes dos efeitos da pandemia de covid-19, entre outros motivos. Diante de um cenário de crise no transporte coletivo não só em Erechim, mas em todo o país, o vereador acredita que soluções urgentes precisam ser buscadas e algumas responsabilidades, divididas. “Chegou a hora dos municípios realizarem uma grande mobilização nacional para que o Governo Federal assuma sua responsabilidade na garantia desse direito básico da população, e para que a tarifa caiba no bolso do povo”, afirma.

Após ser lido no plenário da Câmara, o pedido de providências foi encaminhado ao setor competente da Prefeitura.

Aprovada moção do vereador em apoio a projeto do Senado que subsidia o transporte público

Na última segunda-feira (21), durante a realização da primeira sessão ordinária de 2022, os representantes do Poder Legislativo erechinense aprovaram a moção de autoria do vereador Anacleto Zanella (PT), em apoio ao projeto de lei que institui o Programa Nacional de Assistência à Mobilidade dos Idosos em Áreas Urbanas (PNAMI). 

A iniciativa tem por finalidade subsidiar o direito à gratuidade em transportes coletivos urbanos para maiores de 65 anos, além de garantir tarifa baixa e acessível a usuários do serviço nos municípios brasileiros. A moção foi encaminhada ao Senado Federal, à Presidência da República e à Câmara dos Deputados, onde atualmente tramita.

Conforme detalha Anacleto, problemas no transporte coletivo têm sido cada vez mais recorrentes, e é perceptível que o setor atravessa uma crise sem precedentes – inclusive em Erechim. Para o parlamentar, são muitos os fatores que contribuíram para este cenário.

“A ampliação de aquisição de automóveis e motocicletas pela população, a utilização de aplicativos, a pandemia de covid-19, entre outros fatores, proporcionaram essa crise. Além disso, o custo do combustível aumentou muito acima da inflação nos últimos dois anos”, explica o parlamentar, reforçando a importância da necessidade de um aporte de recursos federais a fim de subsidiar os valores atualmente praticados nas passagens. “A responsabilidade não pode ser apenas dos municípios”, completa.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados