Cidade
Vereador Araújo quer a requalificação da área da Estação Ferroviária de Erechim
Paredes pichadas, deterioração de toda a estrutura física, lixo sobre os trilhos e o total abandono do local vem causando indignação da comunidade
Por Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
Publicado em 27/04/2023 14:59 - Atualizado em 31/07/2024 09:20
Paredes pichadas, deterioração de toda a estrutura física, lixo sobre os trilhos e o total abandono do local vem causando indignação da comunidade.
Diante desta situação o vereador Claudemir de Araújo, protocolou esta semana pedido de providências ao Governo Municipal, para que seja realizada a requalificação da área da Estação Ferroviária de Erechim.
“Não podemos admitir que o marco zero, símbolo da colonização e do progresso de Erechim, localizado na região central da cidade, continue abandonado pelo Poder Público. Nosso município está completando 105 anos e é urgente que a Estação Ferroviária seja requalificada e devolvida para nossa comunidade.”
Araújo ressalta que a recuperação da área vem sendo discutida há vários anos, porém é necessária uma ação efetiva da administração municipal para que o projeto saia do papel.
“No decorrer do tempo já foram apresentadas diversas alternativas para utilização do espaço. A requalificação da Estação Ferroviária de Erechim foi tema inclusive de Trabalhos de Conclusão de Curso de Arquitetura e Urbanismo. Ideias para que o local seja novamente um cartão postal da cidade existem, precisamos nos unir para colocá-las em prática”.
De acordo com o vereador Araújo o município poderia realizar uma Parceria Público Privada ou então uma Concessão Onerosa de Bem Público, para dar nova vida ao local.
“Mais do que a restauração arquitetônica do edifício, o município poderia realizar uma verdadeira transformação do espaço, permitindo que novos usos dinamizem a região, atraindo público para o local, preservando a memória e valorizando nossa história. Temos muitos exemplos de cidades, inclusive menores que Erechim, que conseguiram dar uma nova vida para estações ferroviárias que estavam abandonadas. Espaços gastronômicos, museus, galerias, anfiteatros, palcos para artistas locais, centro de eventos, são várias as iniciativas que deram certo e poderiam muito bem ser aplicadas em nosso município”.