Cidade

Vereador Araújo solicita convênio para atendimento de equoterapia

De acordo com o parlamentar a iniciativa é extremamente importante e necessária, considerando que o tratamento realizado através da equoterapia é muito indicado pelos médicos.

Por Assessoria Câmara de Vereadores Erechim Publicado em 21/02/2024 10:56 - Atualizado em 03/06/2024 13:57

Na sessão desta terça-feira (20) o vereador Claudemir de Araújo, encaminhou pedido de providências ao Poder Executivo, no qual solicita a realização de um convênio entre município e Patronato Agrícola Profissional São José, para atendimento de pessoas que necessitam de tratamento através da equoterapia.

De acordo com o parlamentar a iniciativa é extremamente importante e necessária, considerando que o tratamento realizado através da equoterapia é muito indicado pelos médicos, para ajudar pessoas com dificuldades motoras causadas, por exemplo pela paralisia cerebral ou má formação física. 

“A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação. O tratamento auxilia no desenvolvimento biopsicossocial da pessoa com deficiência através da interação com o cavalo e o ato de montar, desenvolvendo assim novas formas para a melhoria da socialização, autoconfiança e autoestima”.

Araújo destaca que de acordo com especialistas, o tratamento fornece como benefícios a mobilização pélvica, coluna lombar, articulações do quadril, melhoria do equilíbrio e da postura. Desenvolve também a coordenação de movimentos entre tronco, membros e visão, estimulando a sensibilidade tátil, visual, auditiva, olfativa, melhorando a integração sensorial – motora e o desenvolvimento cognitivo, bem como melhorias na área da fala e linguagem. 

“São inúmeros os benefícios proporcionados através da equoterapia, mas devido ao custo muitas pacientes não possuem condições de acesso ao tratamento, razão pela qual estamos solicitando este convênio entre o município e o Patronato, a fim de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida para aqueles que necessitam deste serviço”.

Conteúdo relacionado