Economia
Viagem intermunicipal vai ficar mais cara em SC a partir de agosto
O reajuste nas passagens foi autorizado na semana passada pela Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc).
A Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina – Aresc informou que as primeiras resoluções para o reajuste extraordinário das passagens de ônibus intermunicipais começaram a ser publicadas no Diário Oficial do Estado.
Os reajustes variam entre 11% e 17%. Segundo a entidade, o percentual de aumento é variável e calculado para cada empresa individualmente, pois considera o custo operacional com mão de obra, manutenção e combustível, por exemplo, e a inflação do período entre janeiro e maio deste ano.
O reajuste também é diferente para o serviço prestado em percurso urbano e rodoviário.
Segundo a Agência Reguladora, o valor do diesel utilizado pelos transportes está entre os principais motivos do aumento. Em junho, o combustível aumentou 10% e já está mais caro que a gasolina. Os dissídios coletivos dos trabalhadores também afetaram os preços em Santa Catarina.
Caso o Diesel tenha redução significativa de preços, pode ocorrer outro reajuste extraordinário no preço das passagens, desta vez, diminuindo os custos para a população. (RCN)