Segurança
Vídeo: Indígenas brigam e Força Nacional intervém em Nonoai
No vídeo que tem cerca de 1 minuto é possível ver que homens da força nacional precisam usar bombas de gás e spray de pimenta para controlar a situação.
Imagens divulgadas na internet nesta segunda-feira, dia 05, mostram uma briga entre indígenas na comunidade de Bananeiras, no interior de Nonoai.
No vídeo que tem cerca de 1 minuto é possível ver que homens da força nacional precisam usar bombas de gás e spray de pimenta para controlar a situação.
Também é possível ver homens usando uma touca ninja para não serem identificados, além de roupas camufladas. Segundo uma fonte, eles se identificam como uma “polícia indígena”, nome utilizado segundo o Ministério Público Federal, por milícias que atuam dentro das comunidades e que dizem manter a segurança dos locais.
Segundo o autor das imagens, a briga foi registrada no último sábado, dia 03 e teria relação com a disputa do “cacicado” entre dois grupos que lutam para administrar os bens da reserva indígena.
Disputa Antiga
Conforme indígenas que temem o confronto, a situação na reserva acontece desde de 2011 e o principal motivo, são valores oriundos do arrendamento de terras indígenas o que é proibido por lei.
Terra indígena
A terra indígena onde as imagens foram gravadas, fica em uma área de cerca de 16 mil hectares, e faz parte dos municípios de Nonoai, Gramado dos Loureiros, Planalto e Rio dos Índios.
Presença da Força Nacional
De acordo com registros do Ministério Público Federal, homens da Força Nacional atuam na região desde de 25 de novembro de 2022.