Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

WhatsApp ganha função para fazer chamadas de vídeo e voz no computador

Ferramenta funciona no programa para Windows e macOS e está disponível apenas para chats individuais.

TechTudo
por  TechTudo
04/03/2021 15:01 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Fazer chamadas de vídeo e de voz no WhatsApp pelo computador agora é possível. A versão do mensageiro para PC recebeu, nesta quinta-feira (4), um recurso que permite fazer ligações por áudio ou vídeo direto no computador. A ferramenta está disponível no programa do WhatsApp para Windows e macOS para conversas individuais. Até então, somente usuários do aplicativo para Android e iPhone (iOS) podiam fazer chamadas de voz.

O funcionamento da novidade é semelhante ao recurso no app para celulares. Os ícones de chamada ficam na parte superior da tela, próximo ao nome do contato. Ao selecionar um dos botões, o usuário inicia a ligação.

As chamadas de voz e vídeo do WhatsApp são protegidas com criptografia de ponta-a-ponta, assim como acontece com as conversas no aplicativo para celular. É possível mudar o tamanho da janela da ligação de vídeo na tela do PC, e ela pode ser configurada no modo paisagem ou retrato. O usuário também pode deixar a chamada em primeiro plano para usar o computador enquanto conversa por vídeo no WhatsApp.

Aplicativo para desktop do WhatsApp ganha chamada de vídeo — Foto: Divulgação/WhatsApp

Por ora, as ligações de áudio e vídeo estão disponíveis apenas em conversas individuais com dois participantes, ou seja, não é possível realizá-las em chats coletivos. A expectativa é que o limite de membros em chamadas no PC aumente no futuro. Vale lembrar que, durante a pandemia, o WhatsApp liberou ligações para até oito pessoas ao mesmo tempo no celular, rompendo com a restrição anterior de apenas quatro participantes.

O recurso era esperado há algum tempo e chega no "aniversário" de um ano da pandemia de Covid-19, quando as chamadas de vídeo cresceram mundialmente e o WhatsApp chegou a registrar 1,4 bilhão de ligações em um só dia no Ano-Novo. Até então, para fazer ligações pela versão web, os usuários deveriam recorrer a algum truque, como emular o celular Android no PC. Outra possibilidade era criar uma sala no Messenger e enviar o link da conversa para os contatos do WhatsApp.

Whatsapp Web

No lançamento, o recurso de chamadas de voz e vídeo para desktop será disponibilizado apenas no aplicativo do Windows e macOS. Dessa forma, aqueles que preferem o Whatsapp Web, que é usado por meio de um navegador web, não terão o serviço disponível de imediato.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE