Educação
Acadêmicos de Direito da URI apresentam resultado do Projeto Integrador I
A ideia que norteou o projeto foi a de promover uma reflexão e um debate acerca do tema extremamente atual e relevante, com a participação das TSP’s (Técnicas Superiores Penitenciárias) do Presídio Estadual de Erechim
Acadêmicos do Curso de Direito Diurno da URI (turma 2022), realizaram, na quarta-feira, 13, no Anfiteatro, a apresentação das atividades desenvolvidas na disciplina do Projeto Integrador I.
A ideia que norteou o projeto foi a de promover uma reflexão e um debate acerca do tema, extremamente atual e relevante, com a participação das TSP’s (Técnicas Superiores Penitenciárias) do Presídio Estadual de Erechim. A atividade foi aberta pelo acadêmico Augusto Zakrzevski, que destacou a importância do tema em questão.
O encontro contou com a presença da Assistente Social, Tavani Mariano Barcarolo, e a advogada Ana Cláudia Medeiros, que trataram do “Direito dos presos na efetivação do objetivo de sua reinserção social”. As TSP’s ressaltaram que devemos lembrar que o preso retorna para a sociedade, portanto, deve-se investir esforços em sua reinserção e não somente no seu encarceramento. Expuseram a realidade da estrutura do nosso presídio, respondendo perguntas das turmas convidadas.
Participaram da conversa também as turmas do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Básica e outros acadêmicos do curso de Direito.
O evento foi encerrado pela acadêmica Leila Hausen, que presenteou as TSP’s agradecendo pela disponibilidade e as parabenizando pelo excelente trabalho que desenvolvem.
O coordenador do curso, professor José Plínio Rigotti, referiu a grande relevância dos Projetos Integradores para a formação e qualificação dos alunos, pois estão em contato com desafios reais advindos da sociedade local e regional, apresentando possíveis soluções aos órgãos demandantes.