Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação URI
Educação

Ambulatório de Medicina da URI realiza atendimentos à saúde da comunidade de Erechim e região

Desde o início das atividades, já passaram pelo Ambulatório cerca de 4 mil pacientes.

Secom URI
por  Secom URI
16/10/2022 09:47 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Com mais de 700 atendimentos mensais, o Ambulatório de Medicina da URI vem, ao longo dos dois últimos anos, oferecendo atendimentos médicos, prestados por estudantes supervisionados e orientados por seus professores. Eles são realizados no ambulatório desde 2020, via Sistema Único de Saúde (SUS), trazendo benefícios à comunidade. Os atendimentos são diários e em diferentes áreas médicas, mediante agendamento via Sistema de Gerenciamento de Consultas – GERCON. Desde o início das atividades, já passaram pelo Ambulatório cerca de 4 mil pacientes.

O Ambulatório está localizado ao lado do Hospital Santa Terezinha, conta com dezesseis consultórios, distribuídos em um amplo e confortável espaço físico, além de uma área de ensino, com salas de aula para pequenos e grandes grupos, nas quais realizam-se aulas teóricas e/ou rounds de discussões de casos clínicos. Esse ambiente de práticas permite a formação médica generalista preconizada, bem como fomenta a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, sobretudo em áreas de atuação multiprofissional, das quais pode-se citar a pediatria, por meio do ambulatório de prematuros, a saúde da mulher, na área da uroginecologia, e a clínica médica, com atuação na reabilitação cardiopulmonar.

Estudantes e professores de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Farmácia, Odontologia, Psicologia, bem como do Técnico em Enfermagem, utilizam-se deste espaço para suas atividades formativas, muitas vezes de modo interdisciplinar, inclusive por meio de projetos de extensão/ação social. Nestes ambientes, diferentes ações são promovidas por todos os cursos da área da saúde da URI, fazendo com que tanto os estudantes como a comunidade local e regional sejam fortemente beneficiados.

O Centro Acadêmico de Práticas em Saúde, junto ao Ambulatório, serve de apoio para todos os cursos que atuam neste e no Hospital Santa Terezinha. O ambiente conta com local para descanso dos alunos e uma biblioteca.

No Centro de Estágios e Práticas Profissionais (URICEPP), localizado nas proximidades do Câmpus I da Universidade, está instalado o Laboratório de Habilidades e Simulações. Este espaço privilegia a simulação realística e o treinamento de habilidades técnicas dos estudantes, em simuladores de baixa, média e alta fidelidade, os quais aproximam os estudantes às situações reais da vida profissional. A simulação realística vem sendo cada vez mais utilizada, visto ser um método pedagógico de fundamental importância no processo ensino-aprendizagem, de estudantes e equipes de saúde. Passam por este espaço de treinamento, estudantes e professores da área da saúde, muitas vezes em atividades de treinamento multiprofissional.

No URICEPP encontra-se também o Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental. Neste ambiente, em pequenos grupos, os alunos aprendem e praticam as técnicas cirúrgicas básicas como suturas, enxertos e retalhos, bem como procedimentos cirúrgicos iniciais como punções abdominais e torácicas. O laboratório tem como objetivo principal a aquisição e desenvolvimento de aptidões técnicas manuais que servirão como base para a realização de procedimentos cirúrgicos mais complexos, posteriormente.

O Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental também conta com espaços para ministração de aulas teóricas, proporcionando, desta maneira, uma abordagem completa, visto que os alunos recebem o conteúdo teórico e, no mesmo ambiente, o desenvolvem na prática.

Segundo o Coordenador do Curso, Professor Sergio Bigolin, a infraestrutura institucional, aliada à qualificação do corpo docente, vem contribuindo para a consolidação da formação médica preconizada pelas diretrizes curriculares nacionais. Os serviços prestados à comunidade, por meio do Ambulatório de Medicina, reforçam o compromisso social do curso, assumido quando de sua implantação.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE