Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Tech

Anatel informa que sinal 5G será ativado em Porto Alegre nesta sexta-feira

Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB) também tem início programado para esta data.

O Sul
por  O Sul
26/07/2022 11:11 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O conselheiro Moisés Moreira, da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), informou nesta segunda-feira (25) que a internet 5G será ativada nesta sexta (29) em Porto Alegre, Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB).

O 5G deve entregar mais velocidade para baixar e enviar arquivos; reduzir o tempo de resposta entre diferentes dispositivos; e tornar as conexões mais estáveis.

Reprodução

Brasília (DF) foi a primeira cidade do país a contar com o chamado “5G puro”, oferecido na faixa de 3,5 gigahertz, que oferece a maior velocidade. A previsão é que todas as capitais tenham o sinal ativado até o fim de setembro.

Moisés Moreira preside e coordena o Gaispi, grupo criado pela Anatel para cuidar da implantação da internet 5G. Também compõem o grupo as operadoras vencedoras da faixa leiloada e o Ministério das Comunicações.

O conselheiro explicou que vai convocar para a próxima quarta-feira (27) uma reunião extraordinária do Gaispi para formalizar a autorização para ativação do 5G em Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre.

Segundo Moreira, a Siga Antenado, entidade criada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, vencedoras da faixa de 3,5GHz do leilão do 5G, já concluiu a instalação de torres e de filtros para evitar interferência nessas três capitais.

Testes começaram a ser feitos nesta segunda-feira (25) e, segundo o conselheiro, não foi identificado nenhum impeditivo para a ativação do sinal nessas três capitais.

O sinal do 5G é liberado conforme a Siga Antenado comunica a Anatel sobre a conclusão da instalação de torres e de filtros. A entidade também precisa dar início à distribuição de kits de recepção do novo sinal das TVs parabólicas à população que tem direito (baixa renda). Estão sendo priorizadas, inicialmente, as capitais que demandam a instalação de menos filtros.

Prazos

Inicialmente, todas as capitais deveriam ter o 5G funcionando até 31 de julho, mas, devido a dificuldades logísticas para importação de equipamentos, o prazo foi estendido para 29 de setembro.

Para as demais cidades do País, o sinal do 5G puro deve chegar gradualmente, até 2029.

O 5G oferecido hoje por algumas operadoras utiliza frequências de 4G e antenas 5G, ou seja, não é o 5G puro. Por isso, não é tão rápido quanto será a nova tecnologia.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE