Cidade
Apromate realiza assembleia para tratar da Identificação Geográfica Ervais de Machadinho
O encontro que deliberou a escolha do selo regional da erva-mate, o mapa regional e a aprovação de especificações, contou com a presença de representantes dos dez municípios.
No dia 26 de janeiro deste ano, a Associação dos Produtores de Erva-mate de Machadinho – Apromate, juntamente com demais colaboradores, representantes de municípios da região e demais convidados, realizou na Câmara de Vereadores local, uma assembleia para debater assuntos importantes. Dentre a pauta, os principais temas abordados foram a apreciação do caderno de especificações técnicas, apresentação da área delimitada em mapa, e apresentação do selo para indicação geográfica de erva-mate na região de Machadinho.
A iniciativa proposta está relacionada ao fortalecimento territorial e a grande possibilidade de expansão de mercado e reconhecimento dos ervais locais. Para Selia Felizari, presidente da Apromate, este trabalho vem sendo discutido a mais de três anos para que cada etapa fosse cumprida. “Toda a documentação foi organizada e agora todos os documentos foram enviados para o Ministério da Agricultura para avaliação, e posteriormente reenviado após adequações e assim daremos sequência para que a provação seja alcançada” destacou Selia.
O propósito da indicação geográfica marca uma nova etapa no ramo e vem estimular a economia local e regional, agregar valor ao produto, trazer impacto em termos de competitividade e não menos importante a ampliação do renome dos produtos da região com grande potencial para atividade de turismo envolvendo a temática da erva-mate.
O encontro que deliberou a escolha do selo regional da erva-mate, o mapa regional e a aprovação de especificações, contou com a presença de representantes dos dez municípios engajados no projeto: Machadinho, São José do Ouro, Sananduva, Santo Expedito, Tupanci do Sul, Barracão, Cacique Doble, Paim Filho, São João da Urtiga e Maximiliano de Almeida.