Segurança

Avião de pequeno porte com três pessoas desaparece no Paraná

 O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA) informou que a aeronave não aciona o sinal de alerta de emergência.

Por Redação Publicado em 03/07/2023 19:00 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Um avião de pequeno porte que saiu da cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná, com destino ao litoral do estado, na manhã desta segunda-feira (3), desapareceu. 

Na aeronave, além do piloto Jonas Borges Julião, estavam Heitor Guilherme Genowei Júnior, conhecido como Juninho do Posto e o ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama e Felipe Furquim. Atualmente ambos são assessores da Casa Civil do Paraná.

Desde que foi confirmado do desaparecimento da aeronave, várias equipes iniciaram buscas aéreas, porém até o momento nenhum vestígio foi encontrado. Em algumas regiões não foi possível chegar por conta do mau tempo. Além de aeronaves, equipes por terra auxiliam nas buscas nas regiões de Morretes e Guaratuba. 

 O Batalhão de Operações Aéreas da Polícia Militar no Paraná (BPMOA) informou que a aeronave não acional o sinal de alerta de emergência. 

Os trabalhos precisaram ser interrompidos no fim do dia e devem retornar nesta terça-feira (4). 

GOVERNO DO PARANÁ

O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.

O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar.

ADMINISTRADORA DO AEROPORTO

A administradora do Aeroporto de Umuarama informou que a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã:

"A aeronave prefixo PT-JZC, decolou do Aeroporto de Umuarama às 07:50 (horário local), tendo informado a esta administradora ter como destino “Paranaguá-PR” (ICAO: SSPG).

Após recebermos informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado e está procedendo às investigações e procedimentos previstos.

Esta administradora está colaborando com o Órgão de Investigação, onde deve-se concentrar as informações oficiais."

A AERONAVE 

O Piper PA-28 é um avião monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e com asa baixa, com capacidade para transportar, com razoável conforto, um piloto e três passageiros, em viagens intermunicipais e interestaduais.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados