Esporte
Bicampeão da Fórmula Indy, Gil de Ferran, morre aos 56 anos, na Flórida
Ferran estava em um clube privado de automobilismo quando sofreu uma parada cardíaca e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu.
O piloto brasileiro Gil de Ferran, de 56 anos, morreu nesta sexta-feira, após sofrer uma parada cardíaca na Flórida, nos Estados Unidos, segundo informações da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Bicampeão da Fórmula Indy, em 2000 e 2001 com a Penske, ele também conquistou as 500 Milhas de Indianápolis de 2003.
Ferran estava em um clube privado de automobilismo e chegou a ser levado a um hospital da região, mas não resistiu. O piloto deixa dois filhos, Anna e Luke e a esposa Angela.
Gil também ficou conhecido como o homem mais rápido do automobilismo. Ele cravou o recorde da história em circuitos fechados quando atingiu uma média de 388,537 km/h em uma volta, no ano de 2000, no oval de Pocono, nos Estados Unidos.
O franco-brasileiro disputou 160 provas na Indy com 12 vitórias e 21 pole-positions. Antes, fez carreira na Europa e conquistou o título da Fórmula 3 Britânica. Chegou a ser cotado para a Fórmula 1, fazendo testes na Footwork e na Williams em 1993.
Ao se aposentar das pistas, criou sua própria equipe de Endurance, posteriormente convertendo o projeto para a Fórmula Indy. Foi dirigente da equipe Honda na Fórmula 1 e também trabalhou em cargos executivos na McLaren. Atualmente, era consultor do time britânico no mundial.