Clima
Ciclone extratropical avança na costa do Sul do Brasil
Na manhã desta sexta-feira, o ciclone está sobre o Leste do Rio Grande do Sul. À medida que a área de baixa pressão se aprofunda, os temporais se intensificam no litoral
O ciclone extratropical que se formou entre o Uruguai e a costa do Rio Grande do Sul avança intensamente ao longo da manhã desta sexta-feira (3). Segundo um alerta emitido pela Met Sul Meteorologia, a aproximação deste ciclone trará chuvas intensas e temporais para o Sul do Brasil.
Além disso, o portal meteorológico aponta que, além de chuvas intensas, áreas próximas à costa do Sul do Brasil poderão sofrer intensas rajadas de vento. Há projeções dos ventos atingirem 150 km/h em alto mar.
Na parte da manhã desta sexta-feira, o ciclone está sobre o Leste do Rio Grande do Sul. Contudo, à medida que a área de baixa pressão (que deu origem ao fenômeno) se aprofunda, ele se intensifica e traz ventos e chuva intensa para o Litoral gaúcho.
Ciclone começa a se afastar no sábado
No sábado (4), conforme a Met Sul Meteorologia, o ciclone vai estar sobre o oceano Atlântico e ainda perto dos litorais do Rio Grande do Sul e do Uruguai no começo do dia. Com isso, haverá maior intensificação de uma massa de ar frio, que deverá tomar conta do Sul do Brasil e declinar as temperaturas.
Ainda, o alerta do portal meteorológico aponta que no domingo (5) o ciclone extratropical já vai estar distante da costa brasileira.
O que diz a Defesa Civil de Santa Catarina
Conforme a Defesa Civil, o ciclone tende a se afastar para o alto mar no decorrer do dia de sábado. Com isso, a nebulosidade diminui em todas as regiões de Santa Catarina.
Já no domingo, o boletim meteorológico da Defesa Civil aponta que por influência de massa de ar seco e frio o tempo será ensolarado em todas as regiões catarinenses. Essa condição se mantém até a próxima terça-feira (7).