Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Consultório odontológico de Erebango tem estrutura renovada para melhor atender a população

Profissionais contam também com um novo aparelho de Raio X.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
13/04/2021 13:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Recentemente, a Secretaria Municipal de Saúde de Erebango inaugurou um consultório odontológico. Desde então, os munícipes podem usufruir de uma estrutura renovada e com ainda mais qualidade.

O dentista, Eduardo Rissato Amarante, que completa no mês de julho, 20 anos de prestação de serviços ao município, destaca que essa era uma reinvindicação antiga do setor e que agora o consultório está mais espaçoso e arejado para melhor organização e ergonomia dos profissionais e, consequentemente, um melhor atendimento à população. 

“Contamos, também, com um novo aparelho de Raio X, o qual veio para alavancar serviços, trazendo novo recurso de diagnóstico que pode contribuir no tratamento, facilitando a vida dos pacientes que diversas vezes tinham de providenciar essas radiografias fora da unidade”, comenta.

Eduardo Rissato Amarante atua há cerca de 20 anos no município e exalta a importância da estrutura renovada

Esse aparelho está apto para a realização de radiografias Periapicais, Oclusais e Bite Wing, tanto para adultos como para crianças.

Serviços à população

Conforme o dentista, entre as práticas e serviços prestados à população na área de Odontologia, estão as ações relacionadas à prevenção e tratamento dos principais problemas bucais, como cáries e doenças periodontais, emergências em geral e controle da dor dos pacientes; Atuação constante na vigilância e prevenção do câncer de boca e outras patologias sistêmicas ou locais com manifestação na cavidade bucal. “Nosso município já foi até premiado com um troféu, pela Coordenadoria Regional de Saúde. O reconhecimento refere-se aos resultados em campanhas de prevenção e cuidado da saúde bucal”, assinalou.

Promover a saúde

Eduardo enfatiza que a prevenção é fundamental para promover a saúde da população.

“Como descrito em seu conceito primário, ‘prevenir’ diz respeito as ações individuais e profissionais voltadas a impedir a ocorrência das doenças, antes mesmo que elas se desenvolvam no organismo. Refere-se ao período pré patogênico e contempla as práticas dos dentistas sobre os agentes patogênicos e seus vetores. Dessa forma, é possível ampliar a qualidade de vida dos pacientes”, ressalta.

Nesse sentido, hábitos como a correta higienização bucal, com escovação e uso do fio dental, bem como os bochechos com flúor e agentes antimicrobianos, são de grande utilidade na promoção da saúde gengival e dental dos pacientes. “Ações profissionais de instrução de higiene oral, profilaxias, aplicações tópicas de flúor para a remineralização do esmalte dental e demais atuações preventivas, impedem a evolução e agravamento da doença cárie e da gengiva. Por isso é essencial o atendimento precoce e contínuo, e não apenas quando o paciente apresenta algum sintoma doloroso, onde, na maioria das vezes, a doença já está instalada e muitas vezes em estágio avançado”, alerta.

Pandemia e reestruturação dos atendimentos

Em meio a esse momento atípico que a sociedade vivencia, com a pandemia causada pelo coronavírus, os atendimentos foram pautados em restringir os atendimentos às urgências e emergências, com o objetivo de adequar a atividade laboral às normas de prevenção do contágio - com rigor à determinação do Ministério da Saúde que rege os atendimentos odontológicos no âmbito do Sistema Único de Saúde. Do mesmo modo, também são levadas em consideração as futuras orientações do Ministério e da Secretaria Estadual de Saúde. “Tivemos uma preocupação expressiva com a adoção de medidas preventivas e de enfrentamento à pandemia, visto que, em razão das técnicas, instrumentos e proximidade com o paciente durante o atendimento, isso poderia ser um instrumento propagador de contágio. Com a adoção de tais medidas, ajudamos a diminuir a cadeia de contágio, a qual poderia afetar diretamente a vida das pessoas”, declara o dentista, reforçando que há um esforço conjunto dos profissionais e equipe técnica, para contribuir no cuidado, qualidade de vida e bem-estar da comunidade.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE