Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
UTE São Sepé, primeira termelétrica construída pela Creral, inaugurada em 2018
Cidade

Creral vai construir usina termelétrica em Capivari do Sul

Licença de instalação do empreendimento foi liberada pela Fepam.

Comunicação Creral
por  Comunicação Creral
17/05/2021 14:26 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

De posse da licença a Creral poderá dar prosseguimento ao projeto UTE Litoral Norte que será instalado no município de Capivari do Sul e que utilizará a casca de arroz como combustível para gerar energia. Para o presidente da Creral, Alderi do Prado, a Licença de Instalação (LI) era o documento que faltava para encaminhar as demais ações. “Já estamos trabalhando há dois anos neste projeto, a licença nos possibilita dar mais um passo, agora vamos trabalhar no projeto executivo e na contratação dos equipamentos de geração e infraestrutura”, explica Alderi.

A usina terá potência instalada de 5 MW e vai consumir 40 mil toneladas de casca de arroz por ano. A casca será fornecida por empresas arrozeiras dos municípios de Capivari do Sul, Santo Antônio da Patrulha e Palmares do Sul. O terreno de 33 mil metros quadrados para a instalação do empreendimento já foi comprado e o ponto para conexão com sistema interligado nacional aguarda definição da CEEE.

A UTE Litoral Norte será o segundo empreendimento deste tipo a ser construído pela cooperativa. Desde 2018 opera a UTE São Sepé de 8 MW de potência, localizada no município de São Sepé. Além da Creral a nova usina conta também com a participação das empresas BR Energia, Minozzo Participações, Energia 203 e Enerbio.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE