Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação URI
Educação

Crianças da Escola da URI brincam com sons, luzes, sombras, cores e sabores

Turmas do nível I, da Escola de Educação Básica da URI, colocaram em prática o projeto “Brincando com sons, luzes, sombras, cores e sabores”,

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
05/07/2022 15:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A criança é um ser curioso por natureza e, por isso, está sempre atenta a tudo que acontece ao seu redor e anseia em explorar e descobrir o mundo à sua volta. Desde bebês, reagem ao mundo através das experimentações. Até mesmo antes de nascer, no útero da mãe, já experimentam sensações, ouvem sons, enxergam luzes, sombras, cores e experimentam sabores.

Dentro desta realidade, a escola é um lugar no qual são potencializadas e proporcionadas experiências e vivências ricas, para explorar e descobrir sobre o que está ao redor das crianças.

Considerando a importância da experimentação na Educação Infantil, as crianças das turmas do nível I, da Escola de Educação Básica da URI, colocaram em prática o projeto “Brincando com sons, luzes, sombras, cores e sabores”, coordenado pelas professoras Cacilda Menegola Ribeiro, Camila Paula Jevinski e Daiane Paula Chagas Dambros.

As propostas desenvolvidas no projeto possibilitaram a exploração e a potencialização das experiências sensoriais, proporcionando o desenvolvimento através do brincar e das descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor, expressando-se livremente e se apropriando do seu contexto e do mundo.

Dentre as propostas desenvolvidas foi proporcionado às crianças brincadeiras com as sombras; experiência da chuva colorida; pintura por observação; exploração e construção de brinquedos com elementos da natureza; produção de esculturas; pintura com diferentes suportes como folha de bananeira e papel filme; obras de arte utilizando diferentes pincéis e riscadores, como pincel com elementos naturais e carvão; releitura da obra de arte com elementos da natureza; e construção e exploração de minimundos. As propostas desenvolvidas durante o projeto oportunizaram com que as crianças se expressassem livremente, produzindo uma rica experiência entre a criança e a natureza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE