Cidade
Deputado Paparico apoia demandas de São José do Ouro
Reivindicações na área da infraestrutura foram apresentadas ao diretor-geral do Daer
O deputado Paparico Bacchi (PL) articulou audiência entre o prefeito de São José do Ouro, Antônio Bianchin (MDB) e o engenheiro Luciano Faustino, diretor-geral do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer). No encontro realizado em Porto Alegre, na sede da autarquia vinculada à Secretaria Estadual de Logística e Transportes, foram apresentadas três demandas do município situado na região Nordeste do Rio Grande do Sul.
Reversão de área
O primeiro pedido diz respeito uma área repassada pelo município ao Estado. No terreno localizado no perímetro urbano de São José do Ouro, na saída para Cacique Doble, funcionava a antiga capatazia do Daer, que foi desativada e anexada à unidade de Erechim. O termo de doação assinado na época, segundo Antônio Bianchin, prevê o direito de reversão de posse devido a perda da finalidade do objeto do contrato. O prefeito argumenta que no local a atual administração municipal pretende instalar a sede administrativa e operacional das secretarias de Obras ou Urbanismo.
Manutenção de estradas
No setor de infraestrutura a reivindicação é pela celebração de um termo de cooperação entre o Estado e o município. O objetivo, de acordo com o prefeito, é formalizar a parceria entre o governo municipal e o Daer e oferecer amparo legal para execução das obras de manutenção e conservação das estradas que ligam São José do Ouro com os municípios de Tupanci do Sul, Machadinho e Lagoa Vermelha.
Apoio
O deputado Paparico Bacchi reforçou os pedidos apresentados pelo prefeito de São José do Ouro. O líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia ressaltou que o desenvolvimento social e econômico da região Nordeste depende de estradas com infraestrutura adequada e que muitos municípios demonstram interesse em celebrar parcerias com o Estado.
ERS 442
Paparico Bacchi e Antonio Bianchin aproveitaram o encontro para solicitar urgência na elaboração do projeto executivo para posterior pavimentação da ERS 442. Em setembro de 2020 o governo do Estado anunciou R$ 1 milhão para realizar o estudo preliminar de pavimentação do trecho de 25 quilômetros, entre o município de São José do Ouro e Machadinho. Deste total, R$ 600 mil foram indicados pelo deputado Paparico Bacchi e a proposta foi aceita pelo governador Eduardo Leite (PSDB). A licitação do projeto depende da disponibilidade do recursos por parte do governo do Estado.
“É um passo importante para consolidar o sonho de unir municípios e regiões”, reiterou Paparico Bacchi ao diretor-geral do Daer. Luciano Faustino recebeu as demandas e prometeu celeridade nos encaminhamentos.