Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Domingo ameno começa com frio e geada no RS

Temperatura se eleva com o sol rapidamente no Estado. No Alto Uruguai o dia começa com temperatura de 4ºC e durante o dia a máxima pode chegar a 17ºC.

CP/Metsul
por  CP/Metsul
03/07/2021 20:03 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O sol, mais uma vez, predomina neste domingo no Rio Grande do Sul, com amplos períodos de céu claro em diversas regiões. O começo do dia deve ter nevoeiro, neblina ou nuvens baixas em pontos do Estado, mas que depois dão lugar ao sol.

Arquivo/AU

Faz muito frio no início deste domingo e se espera geada em diversos locais, inclusive na Grande Porto Alegre. A temperatura, no entanto, se eleva com o sol rapidamente e a tarde será bastante amena. Volta a esfriar acentuadamente a partir do entardecer.

Temperatura se eleva com o sol rapidamente no Estado. No Alto Uruguai o dia começa com temperatura de 4ºC e durante o dia a máxima pode chegar a 17ºC. Não há previsão de chuva para os próximos 10 dias na região.

Massa polar

No curto e médio prazo, a MetSul não enxerga massa de polar de intensidade semelhante ou igual. O que os dados indicam é que na segunda metade deste mês poderia haver o ingresso de duas massas de ar frio. A primeira se daria ao redor do dia 15, mas que não seria muito forte. No final do mês há chance de uma segunda mais forte, mas não como a do final de junho.

Três fatos nos levam a considerar a possibilidade de termos frio muito intenso – e talvez até com neve – como o que se sentiu nesta semana ainda neste inverno. O primeiro é que os Estados Unidos e a Europa experimentaram eventos intensos durante o último mês do inverno climático e no começo da primavera setentrional, mais cedo neste ano. Fevereiro, que corresponderia ao nosso agosto como terceiro mês do inverno climático, teve poderosa onda de frio nos Estados Unidos que castigou o Texas com frio mais forte desde 1994, matando centenas. Por isso, agosto é um mês com uma maior chance de um novo episódio de frio extremo e com neve.

Grande parte da Antártida está com temperatura muito abaixo da média. Se ocorrer um enfraquecimento do cinturão de vento do Polo Solo ar muito gelado pode escapar para as latitudes médias como as nossas. Além disso,o Pacífico deve esfriar neste segundo semestre e isso pode trazer frio tardio, inclusive intenso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE