Segurança

Encontrada aeronave desaparecida há cinco dias no Paraná

Governo do Estado confirmou a morte dos três ocupantes.

Por Redação Publicado em 07/07/2023 16:22 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Foi encontrada na tarde desta sexta-feira (7), a aeronave que havia desaparecido na manhã de segunda-feira (3) após sair da cidade de Umuarama, no Noroeste do Paraná, com destino ao litoral do estado. No avião de pequeno porte estavam dois assessores da Casa Civil do Paraná e o piloto Jonas Borges Julião.

Os assessores são Heitor Guilherme Genowei Júnior, que era conhecido como Juninho do Posto e Felipe Furquim ex-chefe do escritório do Instituto Água e Terra (IAT) em Umuarama.

Desde que foi confirmado do desaparecimento da aeronave, várias equipes iniciaram buscas aéreas, porém a área de busca era muito grande e o tempo na região também não colaborava. 

Helicópteros da Polícia Militar e da Força Aérea Brasileira trabalharam nas buscas, além de equipes por terra. 

Segundo informações da administradora do Aeroporto de Umuarama a aeronave Piper Arrow, modelo PA-28R-200 decolou 7h50 da manhã de segunda-feira (3). 

Após receberem informação de que aeronave não realizou o pouso planejado, o Órgão responsável pela investigação, SERIPA V (Órgão Regional do CENIPA – Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), foi imediatamente informado para iniciar as investigações. 

Nesta tarde o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior lamentou a morte dos servidores Felipe Furquim e Heitor Genowei Junior, e do piloto Jonas Borges Julião.

"Nesse trágico acidente aeronáutico perdi amigos que acreditavam arduamente na nossa gestão. Deixo toda a minha solidariedade às famílias nesse momento de intensa dor”, disse.

A AERONAVE

O Piper PA-28 é um avião monomotor a pistão de pequeno porte, com construção convencional metálica e com asa baixa, com capacidade para transportar, com razoável conforto, um piloto e três passageiros, em viagens intermunicipais e interestaduais.

Conteúdo relacionado