Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim em destaque no Workshop da Saúde Pública

Evento aconteceu nos dias 19 e 20 em Porto Alegre.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
23/10/2023 09:59 – atualizado há 31 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Erechim participou da II Mostra de Experiências Exitosas do RS e foi selecionado para apresentar suas experiências no 10° Workshop da Saúde Pública realizado nos dias 19 e 20 de outubro em Porto Alegre, com o relato intitulado: Cuidado ao Paciente que vive com Diabetes: experiências do município de Erechim. As ações foram realizadas pela farmacêutica Alexandra Nava Brezolin, juntamente com as estagiarias Sara, Milene e Camili e com o apoio dos demais farmacêuticos do município e da Secretaria Municipal de Saúde.

Apresentação

O objetivo do relato foi compartilhar a experiência no consultório farmacêutico voltado para orientação, cuidado e capacitação de pacientes que convivem com Diabetes Mellitus (DM) e fazem uso de insulina. Também foi apresentada a iniciativa de descentralizar a distribuição de insulinas através da Farmácia Móvel.

“A educação em saúde é fundamental para que o paciente atinja suas metas e objetivos terapêuticos, melhorando a qualidade de vida do paciente e reduzindo complicações crônicas. Os pacientes que realizaram as consultas farmacêuticas melhoraram a adesão ao tratamento, verificada pela retirada mensal da insulina e dos insumos, mas acima de tudo conseguiram aceitar a doença e compreender que, com conhecimento e cuidado, pode-se ter uma vida saudável, reduzindo as complicações crônicas”, comenta a farmacêutica, Alexandra Nava Brezolin.

Cuidado farmacêutico

A farmacêutica Alexandra também destacou que neste contexto, a educação em saúde se mostra importante e o cuidado farmacêutico pode contribuir para construção do saber compartilhado sobre o processo saúde-doença-cuidado, através da elaboração e do fortalecimento do contato com o paciente, a educação assegura o direito de conhecer sobre a doença e intervir, ser protagonista nesta jornada, auxiliando na tomada de decisões referentes a promoção, manutenção e recuperação da saúde.

“Além da educação em saúde, é importante facilitar o acesso à medicação, e a descentralização da distribuição de insulinas pode auxiliar no processo de adesão à farmacoterapia, tão importante para pacientes que vivem com diabetes”, pontua a secretária de Saúde, Éclesan Palhão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE