Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erechim recebe o mais importante evento de Citricultura do Sul do Brasil

O 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura acontece nesta quarta e quinta-feira.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
28/06/2023 14:55 – atualizado há 59 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Considerado o evento do setor mais importante do Sul do Brasil, Erechim está recebendo o 24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura, promovido pela Emater/RS-Ascar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim.

As atividades iniciaram na manhã desta quarta-feira (28), no Salão de Atos da URI Erechim e se estende durante todo dia, com abordagem de diversos assuntos que envolvem o cultivo de citros, análise setorial e perspectivas, estratégias e controles, novas variedades e práticas de manejo, entre outras. A abertura oficial será às 18h. Já no segundo dia (29/06), pela manhã, haverá visita técnica no município de Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens. Clique aqui e confira a programação completa.

“O Alto Uruguai é uma das regiões mais prosperas para plantio de laranja, desde os anos 90. Então é muito significativa a realização deste evento aqui em Erechim, que é uma referência para o Alto Uruguai e esperamos contar com municípios produtores de toda região”, comenta o assessor técnico da Câmara Setorial de Citricultura da Seapi, engenheiro agrônomo Paulo Lipp João.

O evento conta ainda com patrocínio de Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES, Kesoja, Cooperval, Agronomia URI Erechim, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo Rosário do Sul e apoio do SEBRAE.

O engenheiro agrônomo da Emater e assistente técnico regional, Luiz Poletto, destaca a parceria de várias entidades para realização do evento. “Temos um potencial muito grande na nossa região. É um evento muito importante, anualmente é realizado. O último evento que recebemos no Alto Uruguai foi em 2009 em Aratiba, e essa é uma oportunidade de alavancar o setor, entusiasmar o produtor a diversificar a pequena propriedade com fruticultura e a citricultura é a atividade mais fácil pra isso acontecer, tendo mercado, preço e faltando mão de obra”, comentou Poletto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE