Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Estudos de expansão da Nova Ferroeste serão viabilizados com recursos da prefeitura de Nonoai

Também serão utilizados recursos de instituições privadas

Assessoria de Comunicação
por  Assessoria de Comunicação
03/03/2023 17:42 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O senador Luis Carlos Heinze – PP/RS – promoveu uma nova reunião na última quinta-feira, 2, com lideranças políticas e empresariais para acertar os detalhes finais da contratação do Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica – EVTE -, que permite a ampliação da Nova Ferroeste até o Rio Grande do Sul. 

A expectativa é que a análise possibilite a inclusão do trecho gaúcho no edital de concessão que será lançado pelo Ministério dos Transportes ainda neste ano.

O estudo do novo traçado representa um investimento de R$ 500 mil, que serão garantidos pela prefeitura de Nonoai e por instituições privadas vinculadas a produção agropecuária. A contratação inclui o estudo de demanda, o EVTE e a elaboração da documentação e acompanhamento do pedido de autorização do ramal ferroviário. A previsão é de que o levantamento seja concluído em até seis meses.

O parlamentar que já foi até o Paraná tratar do assunto, alega que a nova malha irá reduzir os custos logísticos e pode ser viabilizada pela iniciativa privada.

“Para tornar a produção gaúcha mais competitiva precisamos investir em ferrovias, portos e hidrovias. Entendo que o edital da Nova Ferroeste é uma oportunidade que não podemos perder. Por isso, insisto no diálogo e negociações com os principais interessados”, afirma Heinze.

O grupo, que vem se reunindo desde o ano passado, inclui representantes das federações das Indústrias – Fiergs, Conselho da Agroindústria – Conagro – Sindicatos das Indústrias de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul – Sips -, além dos prefeitos de Barão de Cotegipe, Getúlio Vargas, Nonai e São Valentim, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE