Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Falta de técnicos no Alto Uruguai preocupa coordenação regional da EMATER

Gilberto Tonello coordenador da entidade na região participou nesta semana do podcast matinal do AU Online – Repórter AU

Leandro Zanotto / AU Online
por  Leandro Zanotto / AU Online
08/07/2023 11:46 – atualizado há 11 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), foi criada em 1977 com objetivo de prestar ao governo do Rio Grande do Sul e seus municípios, serviços de extensão técnica rural, mas 47 anos após o início de suas atividades a entidade sofre com a defasagem de colaboradores.

Nesta semana o coordenador regional da Emater, Gilberto Tonello, participou do podcast matinal do AU Online, Repórter AU. Onde falou sobre os trabalhos realizados pela entidade em diversas áreas do campo, como grãos, erva mate, citrus e a produção de leite.

Tonello, que também acompanhou a missão de prefeitos da região a São Paulo e Minas Gerais, no fim do mês de junho, destacou a importância do movimento e as diferenças vividas entre os produtores de cada um dos estados, comparando com os gaúchos.

Segundo ele, a diversidade na propriedade e a mudança de leis, além da aplicação de mais incentivos governamentais, são fundamentais para que as famílias enfrentem o êxodo rural e também a falta de mão de obra para atuar no campo.

Durante a entrevista, Tonello, comentou sobre a falta de técnicos na EMATER, segundo ele alguns profissionais precisam atender duas cidades ao longo da semana, a situação estaria sendo provocada pela falta de mais investimentos do governo estadual na empresa que apesar de ser privada, presta um serviço 100% público e gratuito a comunidade. Conforme o gestor, sem dinheiro não é possível contratar, pois não tem como pagar os salários.

A entrevista completa você pode assistir logo abaixo

- Inscreva-se no Canal do YouTube do AU Online e nos ajude a seguir produzindo mais conteúdos especiais como este:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE