Cidade

Indicadores mostram cenário crítico para região de Erechim em relação a COVID-19

Município não cogita montar hospital de campanha para atendimento aos doentes, mas se necessário o tema será analisado no futuro. UTI Covid do HST está com 100% de ocupação.

Por Leandro Vesoloski Publicado em 19/02/2021 15:53 - Atualizado em 03/06/2024 09:48

A Prefeitura de Erechim realizou na tarde desta sexta-feira, 19, uma coletiva de imprensa para detalhar a situação da COVID-19 em Erechim. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim e contou com a presença do prefeito Paulo Polis, da secretária de saúde Eclesan Palhão, do Diretor da FHST Rafael Ayub, do coordenador do comitê regional COVID-19 da AMAU Jackson Arpini, do superintendente geral do Hospital de Caridade Claudiomiro Carus e do coordenador regional de saúde Fabio Fantin.

Polis pediu o entendimento da população em especial dos empresários e explicou que não poderá adotar critérios de bandeira laranja para flexibilizar atividades e informou que a fiscalização estará atuando para o cumprimento das medidas exigidas. 

Sobre a volta às aulas o prefeito disse que todos os cuidados serão adotados para que o retorno seja com a máxima segurança.

Jackson Arpini explicou que o aumento dos casos ativos de Covid deverão provocar o agravamento na ocupação de leitos hospitalares e de UTI’s e projetou um aumento no número de óbitos.

A secretária de saúde Eclesan Palhão disse que os casos de dengue são um agravante e que paralelamente ao problema pandêmico da COVID-19 a população precisa fazer a sua parte para evitar o agravamento desta doença. Eclesan disse que com o aumento de casos de dengue, a tendência é de uma maior ocupação de leitos hospitalares e esclareceu que o município não pensa em uma utilizar uma estrutura de um hospital de campanha, mas que se necessário o tema pode ser analisado no futuro.

Rafael Ayub disse que o hospital Santa Terezinha vai cancelar as cirurgias eletivas na próxima semana para priorizar as internações aos pacientes com Covid-19. Ayub ressaltou que a maior dificuldade no momento é a falta de profissionais e disse que a ocupação de UTI no Hospital Santa Terezinha está em 100%. O diretor da FHST disse que dos 10 pacientes na UTI, todos estão entubados.

Claudio Carus informou que no Hospital de Caridade, o perfil do paciente são de pessoas com casos mais graves que logo podem evoluir para a necessidade de um leito de UTI. Carus informou que através de uma parceria, o Hospital de Caridade colocou a disposição dois leitos para atendimento a pacientes da rede pública de saúde. Ele disse que se necessário o hospital poderá aumentar a oferta de leitos, mas esclareceu que a dificuldade está em conseguir profissionais para atender esta demanda.

Segundo o boletim Covid divulgado pela secretaria de saúde na tarde desta sexta-feira, 19, Erechim tem 55 casos ativos de coronavírus sendo que destes, 27 estão hospitalizados. O boletim informa que 14 pessoas estão em leitos de UTI e 13 estão em leitos clínicos.

Até o momento foram vacinadas 4204 pessoas entre profissionais de saúde e idosos que integram grupos de risco conforme faixa etária.

Veja a coletiva na íntegra clicando aqui.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados