Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Indicadores mostram cenário crítico para região de Erechim em relação a COVID-19

Município não cogita montar hospital de campanha para atendimento aos doentes, mas se necessário o tema será analisado no futuro. UTI Covid do HST está com 100% de ocupação.

Leandro Vesoloski
por  Leandro Vesoloski
19/02/2021 15:53 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim realizou na tarde desta sexta-feira, 19, uma coletiva de imprensa para detalhar a situação da COVID-19 em Erechim. O encontro aconteceu no plenário da Câmara de Vereadores de Erechim e contou com a presença do prefeito Paulo Polis, da secretária de saúde Eclesan Palhão, do Diretor da FHST Rafael Ayub, do coordenador do comitê regional COVID-19 da AMAU Jackson Arpini, do superintendente geral do Hospital de Caridade Claudiomiro Carus e do coordenador regional de saúde Fabio Fantin.

Polis pediu o entendimento da população em especial dos empresários e explicou que não poderá adotar critérios de bandeira laranja para flexibilizar atividades e informou que a fiscalização estará atuando para o cumprimento das medidas exigidas. 

Sobre a volta às aulas o prefeito disse que todos os cuidados serão adotados para que o retorno seja com a máxima segurança.

Jackson Arpini explicou que o aumento dos casos ativos de Covid deverão provocar o agravamento na ocupação de leitos hospitalares e de UTI’s e projetou um aumento no número de óbitos.

A secretária de saúde Eclesan Palhão disse que os casos de dengue são um agravante e que paralelamente ao problema pandêmico da COVID-19 a população precisa fazer a sua parte para evitar o agravamento desta doença. Eclesan disse que com o aumento de casos de dengue, a tendência é de uma maior ocupação de leitos hospitalares e esclareceu que o município não pensa em uma utilizar uma estrutura de um hospital de campanha, mas que se necessário o tema pode ser analisado no futuro.

Rafael Ayub disse que o hospital Santa Terezinha vai cancelar as cirurgias eletivas na próxima semana para priorizar as internações aos pacientes com Covid-19. Ayub ressaltou que a maior dificuldade no momento é a falta de profissionais e disse que a ocupação de UTI no Hospital Santa Terezinha está em 100%. O diretor da FHST disse que dos 10 pacientes na UTI, todos estão entubados.

Claudio Carus informou que no Hospital de Caridade, o perfil do paciente são de pessoas com casos mais graves que logo podem evoluir para a necessidade de um leito de UTI. Carus informou que através de uma parceria, o Hospital de Caridade colocou a disposição dois leitos para atendimento a pacientes da rede pública de saúde. Ele disse que se necessário o hospital poderá aumentar a oferta de leitos, mas esclareceu que a dificuldade está em conseguir profissionais para atender esta demanda.

Segundo o boletim Covid divulgado pela secretaria de saúde na tarde desta sexta-feira, 19, Erechim tem 55 casos ativos de coronavírus sendo que destes, 27 estão hospitalizados. O boletim informa que 14 pessoas estão em leitos de UTI e 13 estão em leitos clínicos.

Até o momento foram vacinadas 4204 pessoas entre profissionais de saúde e idosos que integram grupos de risco conforme faixa etária.

Veja a coletiva na íntegra clicando aqui.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE