Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Mais de 15 mil quilos de uva já foram comercializados na Feira da Uva de Erechim

A feira, que teve início no dia 17 de janeiro, faz parte da Festa Di Bacco, que neste ano não conta com atrações turísticas em razão da pandemia.

Terezinha Vilk/Emater/RS
por  Terezinha Vilk/Emater/RS
08/02/2021 16:13 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A comercialização da safra de uva teve prosseguimento no domingo (07), das 14h às 18h no Pavilhão Multiuso, onde acontece a Feira da Uva de Erechim. No local também estão sendo comercializados produtos derivados como sucos e vinho, produtos de agroindústrias, além de artesanatos e flores. A feira, que teve início no dia 17 de janeiro, faz parte da Festa Di Bacco, que neste ano não conta com atrações turísticas em razão da pandemia. A comercialização segue os protocolos determinados pelos órgãos de saúde. A feira encerra no próximo domingo (14/02).

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A produtora Luciana Barbosa, de Erechim, conta que grande parte da produção da safra estimada em 40 mil quilos, com as variedades Niágara Branca, Niágara Rosa, Isabel e Bordô, já foram comercializados tanto na forma in natura como para produção de vinhos. Segundo ela, já foram comercialização na feira e fora mais de 30 mil quilos. “As vendas na feira são boas, o clima seco ajudou na qualidade da fruta com graduação boa, embora tenha diminuído a quantidade esperada”, disse ao agradecer a parceria com a Emater/RS-Ascar. “A fruta está bem doce”, completou.

O casal Ademar José Szefer e Cassiane Beal Szefer, de São Valentim, que produz uvas das variedades Niágara Rosa e Branca, Rainha, Itália e Rubi, também está otimista. Cassiane contou que as vendas estão boas e superaram as previsões iniciais. “Achávamos que não venderíamos tanto em função da pandemia”. Ela acredita que somente na feira serão vendidos cerca de 5 mil quilos.

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

De acordo com o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Erechim, Valmor Gasparin, até o momento foram comercializados mais de 15 mil quilos de uvas no evento. “A feira está sendo um sucesso também devido à qualidade da fruta”, avaliou.

A promoção é da Prefeitura de Erechim, através das secretarias da Agricultura e Cultura, juntamente com a Emater/RS-Ascar, Comissão da Uva, Sutraf, grupos italianos Avanti, Gillé, Stella Alpina e produtores.

Fotos: Terezinha Vilk/Emater/RS-Ascar

A abertura simbólica da safra em Erechim ocorreu no dia 13 de janeiro, na propriedade do agricultor Luciano Bozz, com público restrito, seguindo os protocolos sanitários de combate à Covid-19. A comercialização prosseguiu nos dias (17, 24 e 31 de janeiro e 07 de fevereiro) e encerra no próximo domingo (14/02).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE