Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Nutrição esportiva e reabilitação de atletas são discutido em aula inaugural

Nutricionistas diplomadas do Curso, Julia Martinello e Maeli Kechner falaram sobre a nutrição esportiva

Secom URI
por  Secom URI
14/03/2024 16:40 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com essa temática, o Curso de Nutrição da URI desenvolveu na terça-feira, 12, a sua Aula Inaugural. Para falar sobre o assunto foram convidadas as diplomadas do Curso, nutricionistas Julia Martinello e Maeli Juliana Kechner de Melo, que discorreram sobre a nutrição esportiva em esporte de alto rendimento e reabilitação de atletas.

O encontro contou com a presença de acadêmicos, diplomados e professores do Curso de Nutrição Presencial e Semipresencial, assim como os acadêmicos de Educação Física, Ionara Mattia e Bruno Cechet, que abriram o evento com a orientação da professora Alessandra da Veiga. Por essa razão, também, a aula se constituiu de atividades de integração, descontração e relaxamento.

Durante a aula inaugural foram apresentados os projetos do Curso de Nutrição. Na área de extensão, foi mostrado o trabalho sobre “Educação Alimentar e Nutricional na Comunidade”, desenvolvido pela acadêmica bolsista Anelise Cristina Bergamin.

O segundo projeto de pesquisa interdisciplinar com o Curso de Medicina da URI, teve como tema o “Impacto do Tratamento Interdisciplinar em Pacientes Renais Crônicos em Tratamento Conservador”, apresentado pelas acadêmicas bolsistas Natália Buffon e Laura Bianchi da Costa, ambos supervisionados pela Professora Vivian Polachini Skzypek Zanardo.

A professora e coordenadora do Curso de Nutrição, Gabriela Pegoraro Zemolin, apresentou alguns trabalhos desenvolvidos nas disciplinas de Projeto Integrador, no ano de 2023, dos Cursos Presencial e Semipresencial, com objetivo de demonstrar as ações de extensão, a integração dos acadêmicos com o mundo do trabalho e a flexibilidade curricular.

Em seguida, as nutricionistas Julia e Maeli abordaram suas experiências em nutrição esportiva com atletas de futebol, destacando a importância da formação generalista do Curso, aliada às especializações na área, para a atuação profissional. No Ypiranga Futebol Clube, Julia atua na avaliação física, montagem de cardápios para concentração e suplementação dos atletas. Já Maeli faz a anamnese e montagem de cardápio individualizado, além do acompanhamento do atleta. Maeli ampliará suas atividades, atuando também nas categorias de base do Clube, e Julia realiza atendimentos a desportistas e praticantes de atividade física.

A aula inaugural marcou o início do ano letivo, integra e aproxima acadêmicos, professores e nutricionistas. No final, os alunos foram agraciados com mini tabletes de chocolate 70% cacau.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE