Cidade
Orquestra de Concertos de Erechim comemora 72 anos com Jantar Concerto de aniversário
Evento será realizado no dia 4 de junho no Salão Social do CER Atlântico
A Orquestra de Concertos de Erechim completa 72 anos de existência no dia 10 de junho. Para comemorar a data, está convidando a comunidade para participar do Jantar Concerto de Aniversário a realizar-se no dia 4 de junho, a partir das 19h, no Salão Social do CER Atlântico. Os ingressos podem ser adquiridos pelo WhatsApp 54 99996-0640 ou 99903-1454.
A Orquestra de Concertos de Erechim é uma entidade sem fins lucrativos criada em 10 de junho de 1950. É a segunda mais antiga orquestra em funcionamento no Estado, com atividades musicais o ano todo. É composta por músicos amadores que não recebem pagamento, fazendo música, realizando concertos e participando de atividades culturais, quer na cidade, quer na região e cidades vizinhas. A Orquestra já contou com a participação de 70 músicos. Atualmente conta com um efetivo de 50 músicos.
Atualmente, a OCE é regida pelo maestro Bernardo Grings, Doutor e Mestre em Música, Bacharel em Regência e licenciado em Canto pela UFRGS. O maestro Bernardo Grings iniciou seus estudos de música na OCE nos anos 90. Agora, retorna a Erechim para a orquestra.
HISTÓRIA
Em 10 de junho de 1950, o maestro Frederico Schubert, juntamente com um grupo de amigos músicos de toda a região, fundou a Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) que durante sua trajetória realizou centenas de concertos.
Sua primeira diretoria foi composta por: Presidente: Darvil Faraon; Vice-presidente: Maximiliano Heldwein; 1º Secretário: Osvaldo Engel; 2º Secretário: Pedro Paulo Mandelli; 1ª Tesoureira: Irma Olinda Sponchiado; 2º Tesoureiro: Arthur Sperger; Conselho Deliberativo: Carlos Irineu Pieta, Venturino Faccin, Francisco Koller, João Skrabe e Christiano Hafner; Maestro: Frederico Schubert.
A OCE realizou seu primeiro concerto em 5 de setembro de 1950, no palco do então Cine Theatro Apollo, no centro de Erechim, local que posteriormente passaria a ser chamado de Cine Luz. Schubert dedicava-se intensamente à Orquestra, transcrevendo manualmente as partituras para todos os instrumentos. Além da OCE, o maestro Frederico Schubert criou a Banda de Música, Coro do Clube do Caixeiral, uma Orquestra Infantil e uma Camerata Infantil.
Os objetivos primordiais da OCE, desde sua criação, foram de expandir a educação artística e cultivar o gosto pela música, buscando, desta forma, elevar o nível cultural e artístico da região. Também são seus propósitos oferecer público do Alto Uruguai belíssimos concertos sinfônicos, mantendo vivo o gosto pela boa música erudita. No princípio das suas atividades a OCE contava com a participação de alunos da Escola de Belas Artes e do Conservatório São José de Erechim, que tinham como professores o maestro Frederico Schubert e posteriormente o professor Affonso Krüger. Assim, a OCE contribuiu na formação e aprimoramento de muitos musicistas, e boa parte deles continuaram seus estudos e se mantiveram ligados com atividades musicais.
ESCOLA DE MÚSICA
Em 1993, por intermédio do maestro Aldo Ademar Hasse, a OCE desenvolveu uma Escola de Música em que os alunos podiam aprender a tocar instrumentos como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo. Além de participar de aulas de técnica vocal, teoria musical, solfejo e prática em grupo (a formação inicial de uma orquestra). Após o período de prática os estudantes eram convidados a participar da Orquestra.
A Orquestra de Concertos de Erechim está inclusa no grupo das sociedades musicais que resistem no interior do Estado. Em seus 72 anos de trajetória, a OCE foi regida por diversos maestros, que com entusiasmo e dedicação, levaram o talento musical realizado em Erechim para diversas cidades do sul do Brasil, realizando apresentações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
Mais informações sobre o funcionamento da OCE e inscrições para as aulas de música podem ser obtidas pelo telefone (54) 99147-3480.