Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Plantio de árvores marca início do projeto do Parque Arvoredo em Erechim

A atividade também marcou o início da 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente, com o slogan “Meio Ambiente e Bem-Estar: A Natureza te abraça” e o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
21/09/2022 15:19 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A manhã desta quarta-feira (21) – data em que se comemora o Dia da Árvore – foi marcada pelo plantio das primeiras árvores no Parque Arvoredo em Erechim. A construção do Parque, que integra as ações do programa Investe + Erechim, prioriza o bem-estar, preservação ambiental e um novo espaço público de lazer. A atividade também marcou o início da 20ª Semana Municipal de Meio Ambiente, com o slogan “Meio Ambiente e Bem-Estar: A Natureza te abraça” e o 19º Fórum Regional de Meio Ambiente.

Estiveram presentes o prefeito de Erechim, Paulo Polis; o vice-prefeito, Flávio Tirello; o secretário e a adjunta de Meio Ambiente, Cristiano Moreira e Carla Orso; secretários de Governo; a atriz e defensora das causas ambientais, Letícia Sabatella; Câmara de Vereadores; Sindicato Rural; Recro Agência de Marketing; Patran; Coder; ACCIE; Conselho das Cidades; Cooperativa Aurora; 15ª CRE; UFFS; Corsan; Comitê de Bacias Apuaê Inhandava; Fundação Cooperhabic; Conselho Municipal de Proteção ao Meio Ambiente; Conselho de Turismo; Credenor; URI; Unindústria, Barriquello Agroscience; o estudante Veigan Sisson Mattia, equipes da Secretaria de Meio Ambiente; estudantes da Escola Municipal Luiz Badalotti, e imprensa.

De acordo com o prefeito, Paulo Polis, olhar a vida de forma abrangente, priorizar o bem-estar das pessoas, promover o desenvolvimento humano e econômico, incluindo a preservação da natureza são os princípios do programa municipal Investe + Erechim, que está em execução pela Prefeitura. 

“Um desses projetos traduzem, perfeitamente, estes objetivos, ampliando as áreas de convívio social para lazer, diversão e cultura, que é a construção do Parque do Arvoredo onde hoje damos início a esse projeto com as árvores que plantamos aqui pelas mãos de diversas pessoas”, disse Paulo Polis.

Para o vice-prefeito, Flávio Tirello, hoje é um grande dia que marca as ações voltadas à preservação ambiental aliada ao desenvolvimento econômico.

“Esse é um projeto moderno, de grande impacto positivo na comunidade e que olha para o futuro de Erechim. O Parque do Arvoredo, localizado nas ruas Narciso Verdi e Armando Deboni, fora da área central do município, vem para suprir a falta de praças nos bairros, e por isso, terá múltiplos usos. Ele tem conceito de parque urbano como opção de lazer público, área superior a quatro campos de futebol e visa atender uma população estimada de 15 a 20 mil pessoas”.

O secretário de Meio Ambiente, Cristiano Moreira, destaca que esse plantio é somente o início de um grande projeto de plantar 105 mil árvores nativas em alusão aos 105 anos de Erechim, que serão celebrados em 2023, num investimento de cerca de R$ 2 milhões. 

“O meio ambiente e o desenvolvimento de um município podem sim andar lado a lado. Hoje é um dia histórico! Essas árvores que plantamos aqui são um marco para a melhoria de todos os fatores relacionados ao meio ambiente. E o slogan dessa Semana de Meio Ambiente onde a natureza abraça as pessoas nos remete ao sentimento de que todos somos o meio ambiente e todas as nossas ações refletem em um futuro melhor para as novas gerações e para o crescimento sustentável do município”.

Para a atriz e ativista ambiental, Letícia Sabatella esse é um momento de grande celebração. 

“Em épocas onde vivenciamos devastações destruidoras nas nossas florestas, poder ver todas essas instituições unidas para o plantio de árvores em um grande parque que irá beneficiar toda uma comunidade, além de garantir o desenvolvimento socioambiental de Erechim, nos deixa extremamente honrados em estar aqui fazendo parte desse dia histórico em uma cidade tão acolhedora, assim como o seu povo”.

A Semana de Meio Ambiente acontece até sábado, 24 de setembro. Além do plantio das árvores, a Semana de Meio Ambiente conta com uma grande programação que será realizada no Parque Municipal Longines Malinowski.

Confira a programação completa:

Quarta-feira 21/09/2022

14h - Entrega do Prêmio Sérgio Benito Maccagnini. Sessão Especial na Câmara Municipal de Vereadores

15h - Vivência de Dança Terapêutica: Dançando com a minha natureza interior. Ministrante: Gabriela Badalotti.

19h - Apresentação Artística: Banda Afluentes.

19h30 - Abertura do XIX Fórum Regional de Meio Ambiente: “A Natureza expressa o que o corpo almeja”. Palestrante: Atriz Letícia Sabatella.

Quinta-feira 22/09/2022

9h -Oficina: Cultivo de plantas condimentares. Ministrante: Eng. Agrônoma Sandra Rigo.

14h – Mini-Curso: Cuidado e manejo de animais silvestres. Ministrantes: Daniela de Oliveira e Diego Agazzi – URI Erechim

14h30 - Trilha Ecológica: Conhecendo a Natureza com participação do grupo de teatro do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel. M.a. Nadie Mikolaiczik e Karina Schäfer – SMMA.

15h - Vivência de Dança Terapêutica: Dançando com a minha natureza interior. Ministrante: Gabriela Badalotti.

19h - Apresentação Artística: Sol Y Caminhos. Canções da América com Joel Caminho.

19h30- Roda de Conversa: Natureza, serviços ecossistêmicos e bem-estar humano. Participantes: Joel Caminho - Caminho dos Tambores; Cacique Joel Guarani - Terra Indígena Ventarra; Enfermeiro Irany Denti - URI; Psicólogo Felipe Biasus - URI; Eng. Agrônoma Sandra Rigo - SENAR; Geógrafo Prof. Dr. Vanderlei Decian – URI. Profa. Dra. Sônia Balvedi Zakrzevski – URI. Mediador: Jornalista Roger Gritti.

20h – Trilha Noturna (Entrada Principal – Rua Henrique Dias). Guia: Prof. Dr. Jorge Reppold Marinho.

Sexta-feira 23/09/2022

9h - Oficina: Terapia Floral e sua aplicação. Ministrantes: M.a. Halina Kluch, M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

10h - Culinária Natural: Da Terra para o Prato. Ministrante: Esp. Valdete Jantsch Klein

14h - Mini-Curso: Cuidado e manejo de animais silvestres. Ministrantes: Daniela de Oliveira e Diego Agazzi - URI Erechim.

14h30 - Trilha Ecológica: Conhecendo a Natureza com participação do grupo de teatro do Centro de Belas Artes Osvaldo Engel. M.a. Nadie Mikolaiczik e Karina Schäfer – SMMA.

14h30 - Oficina: Natureza que cura. Ministrantes: Pastoral da Saúde da Paróquia São Cristóvão.

16h - Oficina: Qualidade Ambiental através de bioindicadores. Ministrantes: Profa Dra. Saionara Salomoni - e Profa M.a. Neusa Andreolla – UERGS.

19h - Apresentação Artística: Circunda Bambolista (@circunbambole).

19h30 - Palestras: Amor, uma palavra de quatro patas e Projeto Fortalecer- Equoterapia. Palestrantes: Projeto Super Patas – Cão Terapia; Audyeres Padilha, Daniela dos Santos de Oliveira e Cassia Letícia Valmorbida - URI.

20h – Trilha Noturna (Entrada Principal – Rua Henrique Dias). Guia: Prof. Dr. Jorge Reppold Marinho.

Sábado 24/09/2022

7h - Meditação da Mãe Terra. M.a. Ariane Pasuch – SMMA.

7h - Caminhada e pedalada da Primavera. Associação Ciclística Pé No Pedal e Gaioloucos Off Road Erechim.

8h30 - Encerramento com café da manhã orgânico (por adesão) - Encontro de Sabores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE