Educação
Pós-Graduação da URI e empresa local aprovam projeto de quase R$ 1,4 milhão
Edital tinha como objetivo apoiar pesquisas sobre racionalização dos usos da água, gestão e monitoramento de recursos hídricos
A equipe de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI Erechim, em parceria com empresa tecnológica de Erechim, teve projeto contemplado na Chamada Pública de Propostas para Apoio a Projetos de Pesquisa Científica e Tecnológica e de Inovação, pela Financiadora de Estudos e Projetos - FINEP. O edital tinha como objetivo apoiar projetos de pesquisa que visassem a racionalização dos usos da água, a gestão e o monitoramento dos recursos hídricos.
Foram submetidas ao referido edital um número expressivo de propostas e a URI, por meio do projeto “Tratamento e Reuso Sustentável de Águas Residuais de Abatedouro de Frangos”, apresentado pela Profa. Drª Juliana Steffens, teve aprovação em primeiro lugar, sendo contemplado com R$ 1.353.824,80.
O desenvolvimento, avaliação e validação de novas alternativas e processos para a melhoria da qualidade da água, principalmente as residuais, são o primeiro passo para incremento de novas tecnologias que permitam seu reuso, especialmente para indústrias que fazem uso de elevados volumes de água em seus processos produtivos.
A busca por novas tecnologias para otimizar o uso da água e melhorar a eficiência do processo demonstra as preocupações da indústria alimentícia quanto à reduzida disponibilidade de água. Paralelamente, a pesquisa apresenta-se em consonância com vários objetivos da ONU (Organização das Nações Unidas), demonstrando sua preocupação ambiental com o futuro que se deseja deixar para as próximas gerações.
O principal objetivo da proposta é avaliar a aplicação de novas metodologias para tratamento de águas de abatedouro de frango mediante o emprego de membranas filtrantes visando seu reuso. Serão conduzidos ensaios em bancada e em escala piloto, cujos resultados servirão de base para vislumbrar um possível escalonamento, permitindo uma aplicação real da referida tecnologia.
Destaca-se que a empresa tecnológica participante do projeto, genuinamente erechinense, terá como função apoiar tecnicamente o grupo de pesquisa da URI, principalmente nas etapas de scale up (aumento de escala) da tecnologia e a relação com o mercado, uma vez que há mais de 16 anos desenvolve e explora tecnologias que tenham como resultado final a otimização de processos sustentáveis e de agregação de valor em matérias-primas residuais.