Cidade

Prefeito Inovador 2023: Transformação Digital da Prefeitura de Erechim recebe prêmio estadual

"Erechim continua humana, sustentável e conectada", disse o prefeito Paulo Polis.

Por Secom PME Publicado em 13/04/2023 19:34 - Atualizado em 31/07/2024 09:20

Reconhecimento estadual. A Transformação Digital da Prefeitura de Erechim foi premiada, na tarde desta quinta-feira (13), no Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, em Bento Gonçalves, pela Rede Cidade Digital (RCD), com mais 18 projetos do Rio Grande do Sul.

O prefeito, Paulo Polis, recebeu o prêmio Prefeito Inovador 2023 das mãos do diretor da Rede Cidade Digital, José Marinho, em função da Prefeitura de Erechim ter atingido a marca de 72% dos serviços públicos on-line, via site ou aplicativo SysCidadão.

"Erechim continua humana, sustentável e conectada", disse o prefeito Paulo Polis, após receber a premiação estadual.

"Todas as grandes conquistas são coletivas, resultado do trabalho em conjunto, e a Transformação Digital é um grande feito, porque este projeto mobiliza a quase totalidade dos servidores, as 12 secretarias municipais e as empresas que prestam serviços nesta área para o Poder Público, System, Inova e Sysnova", disse. Além disso, observa o prefeito, requer a formatação dos serviços públicos, deixando de lado o papel, o atendimento presencial, migrando para o mundo digital.

Paulo Polis, acrescenta que além de toda a mobilização dos servidores e secretários, e a aceitação da população, a Transformação Digital exige, necessariamente, uma mudança de comportamento, hábitos e cultura. "Importante ressaltar, o principal, a Transformação Digital só faz sentido porque melhora a vida das pessoas, proporcionando serviços públicos mais rápidos e eficientes para população", destaca o prefeito.

“Avançar mais”

A administração pública está ciente da necessidade de buscar por novas tecnologias e incentivar o espírito inovador. “Inovar, na administração pública, significa entregar serviços públicos mais ágeis e eficientes para a população, na saúde, educação, infraestrutura. É o que estamos construindo com a Transformação Digital, que já chegou a 72% de todos os serviços públicos disponibilizados à população”, observa Polis.

“Queremos avançar mais em inovação e tecnologia, fazer parte do time que caminha na frente e, por isso, a implantação do nosso Centro Tecnológico, que vai interligar Poder Público, empresas, comunidade, institutos e universidades, criando um ambiente propício para inovar”, acrescenta o prefeito Polis.

Critérios para a premiação

Diversos critérios foram utilizados para a seleção de Prefeitos Inovadores, entre eles, a utilização da tecnologia e inovação de forma estratégica na gestão pública através de ações implantadas na atual gestão (2020-2024) e que estão contribuindo na melhoria da prestação de serviços e qualidade de vida do munícipe.

O Fórum tem o apoio institucional da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS), Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (AMESNE), Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP), Associação dos Municípios do Planalto (AMPLA) e Associação dos Municípios da Zona Sul (AZONASUL).

“Empenho de todos”

O secretário de Gestão e Governança e coordenador do Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, Edgar Marmentini, afirma que, em 2022 e 2023, ocorreu um salto no processo de Transformação Digital na gestão pública municipal de Erechim, resultado de muito trabalho integrado entre o Gabinete de Transformação Digital, o Comitê Permanente de Simplificação e Desburocratização, secretários, servidores e Diretoria de Tecnologia e Informação (DTI).

“O empenho de todos está sendo fundamental para avançarmos nesta mudança dos processos e comportamentos, que antes era, basicamente, presencial e feita com papel e, agora, é, na sua grande maioria digital, virtual. É um trabalho complexo que envolve 12 secretarias municipais, mais de dois mil servidores e toda a população, e todos entenderam a necessidade de mudar, seja pela agilidade do serviço público ou economia de recursos, e por isso, está dando certo”, disse o secretário e coordenador, Edgar Marmentini.

Conteúdo relacionado

Termos relacionados